As relevâncias históricas da década de 1930

Páginas: 5 (1172 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Notas de aula

Trabalho da disciplina: Formação Socioeconômica e Política do Brasil

Assunto: as relevâncias históricas da década 1930

Professor: Alexandre Carneiro

Equipe: Ana Jéssica

Carla Lucia

Eliane

Grace Kelly

Letícia

Sandra Lima











As relevâncias históricas da década de 1930.

➢ Contexto histórico de 1929;

Revolução de 1930Com a queda da Bolsa de Nova York, ocorrida em outubro de 1929, desencadeada pela a superprodução da indústria norte-americana, inicia-se uma das maiores crise econômicas do capitalismo mundial. Nesta perspectiva o movimento de 30 insere-se num contexto social e econômico de grande apreensão, não só dentro das fronteiras brasileiras, mas no mundo todo. No Brasil a produção cafeeira havia atingidoneste ano, 21 milhões de sacas, mas só foram exportadas 14 milhões. Consequências: o preço do café despencou. Os cafeicultores entraram em pânico. Portanto, é neste momento que chegam os conflitos que levaram à ruptura oligárquica. Com ruptura política entre Minas e São Paulo nasce a Aliança Liberal, lançando os nomes do governador gaúcho Getúlio Vargas para presidente da república e Joao Pessoapara vice-presidente. De um modo geral os candidatos da Aliança Libertadora passaram a ter apoio de gente de todo o tipo e de grupos com diversas tendências politicas - tenentismo, oligarquias estaduais – uma vez que o programa de reformas da Aliança Libertadora apresentavam alguns avanços: o incentivo a produção industrial, a criação de leis trabalhistas e a instituição do voto secreto. Por fim,apurados os resultados da eleição presidencial de 1930, Júlio Preste – Partido Democrático - sai vitorioso em relação ao candidato da Aliança Liberal, Getúlio Vargas. No entanto, os líderes gaúchos não aceitam os resultados e explode a revolução, espalhando-se por vários Estados. E no dia 24 de outubro, o presidente Washington Luís e deportado, sendo o poder entregue a Getúlio Vargas, chefe políticoda revolução de 1930.

➢ O período getulista;

Com a vitória da Revolução de 1930 deu inicio a uma nova etapa da história brasileira, que se estendeu até 1945. No entanto, neste momento, desvelaremos apenas os acontecimento da década 1930. Essa etapa foi marcada pela a liderança política do gaúcho Getúlio Dornelles Vargas, sendo, conhecida por era Vargas ou período getulista. Esteperíodo pode ser dividido em três grandes fases, a saber:

➢ Governo provisório (1930-1934);

Recebendo o poder, Getúlio Vargas tratou logo de tomar medidas para assumir o controle político do país. Nomeou ministro de Estado de sua inteira confiança e, ordenou o fechamento do Congresso Nacional, Assembleias Legislativas Estaduais e das Câmaras Municipais; a extinção dos partidos políticos;a suspensão da Constituição de 1891, dentre outras medidas.

➢ Revolução Constitucionalista MMDC (Revolta de São Paulo-1932);

Aos pouco o governo Getúlio Vargas foi revelando suas principais características: centralizador, preocupação com a questão social dos trabalhadores, interesse em defender as riquezas nacionais. Isso logo assustou as oligarquias de São Paulo que desejavam oretorno da república velha. Exigiam também um interventor civil e paulista, para governar o Estado de São Paulo, novas eleições para assembleia constituinte, que ficaria responsável pela elaboração de uma nova constituição para o país. Em maio de 1932, durante uma manifestação pública contra o governo federal, quatro estudantes de são Paulo – Martins, miragaia, Dráuzio e Camargo- morrem no conflito derua, exaltando ainda mais os ânimos paulistas. Neste contexto, no dia 9 de julho de 1932, explode a Revolução Constitucionalista. Depois de três meses os paulistas são derrotados. No entanto, eles se consideraram vitoriosos em termos políticos, uma vez que Getúlio Vargas garante a realização de eleições para a Assembleia Constituinte, responsável pela a elaboração da nova constituição.

➢...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Década de 1930
  • Década de 1930
  • decada de 1930
  • Acontecimentos da década de 1930
  • As artes brasileiras na decada de 1930
  • O coronelismo entre as décadas de 1930 a 1960
  • ESCOLANOVISMO EDUCACAO DECADA 1930
  • Grandes educadores das décadas de 1930 a 1960

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!