As relações es familiares e a ateção ao idoso

364 palavras 2 páginas
"As relações familiares e a atenção ao idoso.

Nas relações sociais estabelecidas peloss idosos, 97% dos entrevistados responderam estar satisfeitos com os grupos de convivência nos quais participam. Em relação às atividades que desenvolvem nos grupos, 60% dos idosos classificam como “muito boas” e 39% como “boas”. Quanto às situações de conflitos existentes nos grupos, 4% relataram ter pouca ou média participação nestes momentos, o que evidencia o bom relacionamento entre os indivíduos (Figura 1).
Para 57% dos entrevistados, as relações pessoais estabelecidas com os companheiros do grupo são “boas” e para 43% “muito boas”. Os números demonstram a satisfação destes idosos com os vínculos que são criados a partir das atividades direcionadas à terceira idade. A inserção do idoso na sociedade pode ocorrer através dos grupos de convivência, que possibilitam ao indivíduo o desenvolvimento de diversas atividades propiciadoras de melhora na qualidade de vida e no reconhecimento como cidadão. Os grupos de convivência são espaços importantes para promover mudanças comportamentais, tanto no idoso quanto na comunidade, no preconceito que ainda permeia esta relação. Os grupos buscam fortalecer o papel social do idoso (RIZOLLI; SURDI, 2010).

Leite, Cappelari e Sonego (2002)
, em estudo com idosos que frequentavam grupos de convivência na cidade de Ijuí-RS, concluíram que dentre as razões que levam os indivíduos a participar destes grupos estão a interação pessoal e o compartilhamento de afeto, alegria, amor, tristezas e conhecimentos. Os entrevistados mencionaram que ao participar dos grupos sentiram mudanças em sua saúde física e mental e que o apoio da família é um reforço importante para que continuem participando dos grupos.

Na pesquisa “Percepção dos idosos sobre grupos d e terceira idade”, de Rizolli e Surdi (2010), os autores concluíram que os grupos de convivência para a terceira idade representam muito para os idosos, porque oferecem ocupação

Relacionados

  • VIOLENCIA BASEADA NO GENERO
    25771 palavras | 104 páginas