As Relações dos Fluxos Migratórios da Cidade de Japira e o Municipio de Ibaiti

2095 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Curso: Geografia
Polo: Ibaiti
Disciplina: Prática de Campo I

CONCEIÇÃO DA SILVA FERNANDES

AS RELAÇÕES DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA CIDADE DE JAPIRA PARA O MUNICÍPIO DE IBAITI

Ibaiti
2011
INTRODUÇÃO

O fenômeno migratótio sempre esteve presente na história da humanidade, e tem sempre o mesno objetivo a sobrevivência, na época dos homens da cavernas esse era o principal objetivo do nomadismo.
Os primeiros movimentos migratórios intercontinentais tinham a finalidade de explorar e colonizar novas terras. A europa foi um importante foco de imigração, quando, no período das grandes navegações que permitiu o deslocamento de europeus para as áreas recém descobertas, principalmente da América.
Os primeiros movimentos migratórios ocorridos no Brasil foram realizados pelos indígenas, que eram sociedades nômades. Após a chegada dos portugueses, os movimentos migratórios passaram a ser forçados , expulsos de suas terras pelos portugueses, eram obrigados a migrar pelo interior do país.Na primeira fase, a ocorreram migração para o litoral brasileiro, posteriormente com as condições favoraveis de solo e clima para a cultura de cana de açucar, fixou –se o colonizador. Com o tempo, e com desenvolvimento da pecuária o povoamento estravasou –se para o interior do país.Com a concorrência das plantações de cana, a produção de cana sofreu queda de preços, declinando este clico econômico.
Com o aparecimento da mineração, ocorreram ocupação nas regiões centro-oeste e sudeste, tornando-se áreas de atração populacional, sendo a atividade mineradora responsavel em grande parte pelo deslocamento da população.Com a decadencia desta atividade, a pratica da agricultura foi a alternativa de muitas populações.
O deslocamento de parcelas da população de um para outro ponto do Brasil foi uma constante desde o período colonial. Habitantes das zonas

Relacionados

  • Trabalho pedagogico
    19310 palavras | 78 páginas
  • Constituição
    236777 palavras | 948 páginas