As relações de poder em equipe multiprofissional de saúde da família segundo modelo teórico arendtiano.

1002 palavras 5 páginas
Título: As relações de poder em equipe multiprofissional de Saúde da Família segundo modelo teórico arendtiano.

Autores: Hedelância Milon de Oliveira; Rodrigo Otávio Moretti-Pires; Rosana Cristina Pereira Parente.

Dados da publicação:
OLIVEIRA, Hadelândia Milon de Oliveira; MORETI-PIRES, Rodrigo Otávio; PARENTE, Rosana Cristina Pereira. As relações de poder em equipe multiprofissional de Saúde da Família segundo um modelo teórico arendtiano. Interface Comunicação, Saúde, Educação v.15, n.37, p.539-50, abr./jun. 2011.

Palavras-chave: Poder; Saúde da Família; Equipe de assistência ao paciente; grupo focal.

Objetivo do trabalho: Avaliar as relações de poder, conflitos e barreiras na equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família de um município do interior do Estado do Amazonas.

Descrição do trabalho:

O trabalho tem por objetivo avaliar as relações de poder na equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família (ESF), segundo os pressupostos de Hannah Arendt. Esta, teórica alemã, conhecida como “pensadora da liberdade”, defende que o poder só se torma legítimo na utilidade coletiva efetiva, ou seja, na forma coletiva da interação humana. Através do seu conceito “espaço de aparência”, a teórica afirma que, no convívio de um grupo social, o indivíduo pode exercer o seu poder e ser influenciado pelo poder do outro e que, esse espaço só existe quando os homens se reúnem. Para Arendt, o poder refere-se à relação de consentir e ser consentido e o consentimento implica o reconhecimento de que nenhum homem pode agir sozinho. Oliveira (2011) traz o modelo teórico do estudo na perspectiva da articulação entre: • “O discurso” - refere-se ao que formalmente caracteriza determinado grupo. No caso em questão, o discurso oficial sobre ESF (seu conteúdo normativo), através do Pacto pela Saúde (2006), da Política Nacional de Atenção Básica (2006) e das responsabilidades dos Governos Municipais. • “A ação” - caracteriza o espaço de

Relacionados

  • 19625 82860 1 PB
    94121 palavras | 377 páginas
  • As múltiplas formas de violência no trabalho de enfermagem: o cotidiano de trabalho no setor
    92172 palavras | 369 páginas