As relações interpessoais na empresa

Páginas: 7 (1699 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA EMPRESA¹
Tamires Duarte de Queiroz Rocha²

RESUMO:
A interação em qualquer ambiente que seja nasce da aceitação, desprendimento e acolhimento, e no mundo atribulado em que vivemos às vezes não nos damos conta disto. Relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo. Este trabalho busca expor a questão das relações humanas no contextoempresarial, isto é, enfatiza a importância que a auto-estima exerce no ambiente de trabalho, no qual é ponto culminante do sucesso ou não.
PALAVRA – CHAVE: Relações, Trabalho, Equipe, Empresa.

INTRODUÇÃO.
O grande desafio da vida é despertar o interesse pelos valores humanos, iniciando pela responsabilidade quando se é capaz de se relacionar bem com os outros, derrubando todas as barreiras quepossamos ainda carregar desde a mais longínqua infância. O termo “relações humanas” tem se referido às relações interpessoais, podendo ocorrer entre uma pessoa e outra, entre marido e mulher, vendedor e comprador, aluno e professor. Entre esses relacionamentos pai, mãe e filhos no lar; professores e alunos numa classe; empregados e chefia em uma empresa.
O ambiente de trabalho sofre algumasconsequências que provêm do âmbito familiar, isto é, vivências práticas do dia-a-dia, pois mantendo-se um bom relacionamento na família, o colaborador desenvolve uma boa conduta pessoal, resultando em um desempenho profissional eficiente. Este ambiente deve ser harmonioso e cooperativo, onde administram-se as emoções, controlam-se os impulsos e a ansiedade para melhor compreender e conviver com os outros.
Orelacionamento interpessoal se refere, no contexto desta pesquisa, à conversação anterior, às comunicações interiores e as interpessoais por meio das quais se estuda o comportamento humano no seu desenvolvimento intra e interpessoal. Este trabalho tem como objetivo primordial, verificar e conhecer o funcionamento dentro da empresa, no que diz respeito aos seguintes aspectos: o relacionamento entrecolaboradores e seus superiores, as dificuldades de se manter unidos e como também a falta de comunicação entre os membros da organização que acaba afetando o rendimento no interior daquela. Em outras palavras, verificar como é o relacionamento das equipes dentro das empresas, no ambiente de trabalho, da substituição do homem pela máquina, suas conseqüências e resultados. Também julgamosnecessário inteirar-nos de como é a comunicação e o tratamento que os coordenadores têm perante sua equipe de trabalho.
É de primordial importância às habilidades interpessoais quanto às técnicas e profissionais, o investimento das empresas em treinamentos para um melhor desenvolvimento daquelas.
2. A EMPRESA MICROLINS
O projeto será desenvolvido na franquia Microlins, situada na Rua da Matriz, 127sobreloja em São João de Meriti - Centro / RJ, cujo telefone é 2755-9400, CNPJ: 07.274.215/0001-40. A unidade pertence à rede de franquias e atende a todas as classes. Registrada em 2005, a Microlins iniciou suas atividades em Maio. Em seguida ampliou-se suas instalações, implementando novas laboratórios de informática e salas multidisciplinares. Embora seja uma instituição pertencente à classesvariadas é uma instituição que busca e se preocupa com o desenvolvimento do aluno e valoriza e incentiva os professores.
A escola dispõe de 436 (quatrocentos e trinta e seis) alunos no total e são organizados de acordo com o curso que escolhem funcionando manhã, tarde e noite inclusive aos sábados.
A instituição conta com a representante legal da escola que é secretária escolar, uma diretorapedagógica e uma coordenadora. Que em conjuntas realizam também as atividades de supervisão. Onde a coordenação desempenha seu trabalho de forma entrosada com os professores, que contribuem para um bom desempenho do trabalho.
Visando atingir os objetivos propostos, para a realização desse projeto, foi realizado uma pesquisa de campo, essa pesquisa se dará com a utilização de um questionário fechado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações interpessoais nas empresas
  • Relaçoes interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relacoes interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relações interpessoais
  • relações interpessoais
  • Relações interpessoais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!