As relações familiares e a formação do sujeito emocional

Páginas: 5 (1087 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
MARIA ESTER NICACIO

AS RELAÇÕES FAMILIARES E A FORMAÇÃO DO SUJEITO EMOCIONAL

Muitas transformações ocorreram no processo de sentimento e educação da criança, desde o sentimento de valorização conquistada, “quanto criança”, ao amparo de um ambiente familiar e escolarização, obtendo direitos e deveres, para que tenham uma educação de qualidade.As Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB (2001) em seu Art. 2º, Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, diz que: A educação é uma das obrigações da Família e do Estado para com a criança, preparando-lhe para uma vida social, instruindo-lhe através de processos formativos transmitindo-lhe saberes para sua formação profissional. É um direito assegurado a criança. Segundo oReferencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998, p. 76), a família é a primeira escola da criança, tem a obrigação de educar, orientar e onde tem o início da construção de conhecimentos prévios para uma vida social, com cidadania, direitos e deveres: as crianças têm direito de ser criadas e educadas no seio de suas famílias. O Estatuto da Criança e do Adolescente reafirma, em seus termos,que a família é a primeira instituição social responsável pela efetivação dos direitos básicos das crianças. Cabe, portanto, as instituições estabeleceram um diálogo aberto com as famílias, considerando-as como parceiras e interlocutoras no processo educativo infantil (RCNE, 1998, p. 76).
A família é o primeiro lugar em que a criança inicia a aprendizagem, seja de qualidade ounão, é nesse contexto que as atitudes e valores são moldados. Portanto a construção do conhecimento se dá de acordo com o que já se sabe, uma vez que todo novo conhecimento precisa associar-se a outro já aprendido, para a partir de então modificá-lo e a aumentá-lo.
Quando a escola e a família mantêm um relacionamento direcionado ao bem estar da criança, com valores semelhantes,propiciando o bom aprendizado da criança, as dificuldades que eventualmente surgirem, poderão ser amenizadas. Para Delors (1998, p. 111), “um diálogo verdadeiro entre pais e professor é [...] indispensável, porque o desenvolvimento harmonioso das crianças implica uma complementaridade entre a educação escolar e educação familiar”. Se houver uma interação entre familiares e professores como:contribuição nas tarefas escolares e trocas de informações, ideias e opiniões relacionadas a criança, auxiliariam não somente no melhor andamento de aprendizagem, mas também no ambiente escolar.
Os alicerces da autoestima são lançados no início da vida do ser humano, as crianças adquirem o seu amor próprio através das relações que estabelecem com as pessoas no seu cotidiano.Sendo assim, é importante as famílias proporcionarem condições de as crianças formarem um bom conceito de autoestima, através da valoração e auto respeito. As experiências positivas com a vida, ou seja, a qualidade das relações estabelecidas entre o indivíduo e aqueles que desempenham papéis importantes, são determinante na autoestima. Então, o afeto é de importante valia para o desenvolvimento daautoestima. A pessoa vai crescendo e formando sua personalidade através da atmosfera familiar e grupal em que está inserida, incorpora os valores, regras, costumes, crenças, etc. que são incutidos no seu interior e são essas experiências que vão resultar naquilo que somos.
Os professores tem que desenvolver ações e atitudes que favoreçam a autoestima dos alunos,desenvolvendo habilidades vitais e que tenham a consciência de que as crianças chegam à escola com habilidades muito diferenciadas umas das outras e as mesmas devem ser desenvolvidas. Atualmente dispensa-se a obediência robotizada. O mercado de trabalho é muito exigente e necessita de trabalhadores inteligentes, criativos, inovadores, responsáveis e que saibam se auto- gerenciar, que sejam autônomos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As Rela Es Familiares E A Forma O Do Sujeito Emocional
  • Relacoes familiares
  • As relações familiares
  • Relações familiares
  • As relações familiares
  • relaçoes familiares
  • relações familiares
  • Relações interpessoais e relações familiares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!