As relações entre línguas estrangeiras

Páginas: 5 (1191 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO
DE AÇÕES ARTICULADAS/ PROFEBEPAR
ASSESSORIA DE INTERIORIZAÇÃO/SEI
CURSO DE LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA

ALCIONÉLIA SILVA RODRIGUES
JOELMA DE JESUS MAGALHÃES GOMES BARROSO
LYNDJONSON DE SOUSA BRAZIL
ROSEANE MESQUITA PEREIRA BRAZIL
KLEYTON DE SOUSA BRAZIL

AS RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA ESTRANGEIRA,GLOBALIZAÇÃO, MERCADO E IDENTIDADE NA MODERNIDADE TARDIA (PÓS-MODERNIDADE).

Vargem Grande
2012
ALCIONÉLIA SILVA RODRIGUES
JOELMA DE JESUS MAGALHÃES GOMES BARROSO
LYNDJONSON DE SOUSA BRAZIL
ROSEANE MESQUITA PEREIRA BRAZIL
KLEYTON DE SOUSA BRAZIL

AS RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA ESTRANGEIRA, GLOBALIZAÇÃO, MERCADO E IDENTIDADE NA MODERNIDADE TARDIA (PÓS-MODERNIDADE).

Trabalho apresentado àdisciplina Língua Cultura e Identidade, para obtenção de nota no curso de Graduação em Língua Inglesa da Universidade Federal do Maranhão- UFMA.

Orientador: Prof. M.Sc. José A. Uchôa-Fernandes

Vargem Grande
2012
AS RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA ESTRANGEIRA, GLOBALIZAÇÃO, MERCADO E IDENTIDADE NA MODERNIDADE TARDIA (PÓS-MODERNIDADE).

Alcionélia Silva Rodrigues
Joelma de Jesus Magalhães Gomes BarrosoLyndjonson de Sousa Brazil
Roseane Mesquita Pereira Brazil
Kleyton de Sousa Brazil

No atual processo de mundialização, pensado como fenômeno social que desafia interferências no conjunto de manifestações culturais da sociedade, a cultura de massa, influenciada pela cultura anglo-americana veiculada por meio da mídia, provoca um grande impacto no que diz respeito ao ensino de línguas. Porém, oproblema da identidade está sendo extensamente questionada na teoria social. Esta inclinação, que também posta em evidencia à preocupação com as questões culturais, principalmente com a comunicação intercultural, ganha força atualmente devido às relações político econômicas mais estreitas que se estabeleceram entre os povos.
Em conformidade com a tradição antropológica, a cultura é vista como asoma de características de um grupo social. Haja vista que, a cultura de um grupo ou de uma classe representa um estilo de vida especial e distinto deste grupo ou classe. Nela estão inclusos ideias e valores, seus significados e como eles são refletidos nas instituições, nas relações sociais, nos costumes, nos sistemas de crenças e tradições, no uso dos objetos e na vida material. Essa definiçãoantropológica - muitas vezes criticada por diferentes correntes do pensamento pós-moderno - foi considerada universal por muitos pensadores, pois define o que é próprio de um determinado grupo ou de uma classe.
Entretanto, as discussões sobre a identidade do homem moderno permeiam vários estudos e pesquisas, uma vez que a globalização sugere que finalmente todas as possibilidades de comunicaçãoestão abertas a um maior público em vários lugares. É dessa forma que o processo de interação e troca de informações entre os homens está tão imenso hoje em dia e com certeza crescerá mais ainda.
A globalização tem revelado uma crescente absorção da cultura norte americana, generalizadamente, como fruto do desejo de se estruturar um padrão de vida baseado no cotidiano americano. Evidencia-se umcomportamento coletivo que permite às diversas áreas sociais e econômicas a exploração desse desejo como forma de imposição de determinados produtos.
Contudo, uma vez que a economia e o mercado tenham se tornado globalizados os produtos e os processos tecnológicos, uniformizados, exigem a utilização de termos e de vocábulos de compreensão também global. Mas não se trata apenas de uma necessidadeeconômica ou de trabalho: as comunidades globais também interagem por meio de uma universalização de linguagem que certamente privilegia uma língua mais elitizada em detrimento de outra considerada menor expressiva.
Portanto, participar desse processo de globalização exige competência intercultural, uma vez que as pessoas sentem a necessidade de adaptar-se a diferentes estilos de ser, de operar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As relações entre motivação e estratégias de aprendizagem de línguas estrangeiras no curso de extensão em línguas do dcs
  • Linguas Estrangeiras
  • Lingua estrangeira
  • Lingua estrangeira
  • Lingua Estrangeira
  • Língua espanhola com língua estrangeira:
  • Ed-Língua Estrangeira
  • ensino do português língua estrangeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!