As regras do método sociológico

Páginas: 3 (740 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Resenha do Livro:
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007
Na primeira edição em 1895, Durkheim inicia sua obra mostrando a necessidade de criação de ummétodo inteiramente e unicamente sociológico, adaptado para estudo com foco exclusivo nos fenômenos sociais.
Mas na visão de Durkheim, não se pode estudar a sociedade analisando um único indivíduoapenas. Com o próprio nome já indica, a Sociologia procura entender um grupo maior, uma coletividade, uma sociedade. Um critério necessário para a compreensão correta do conceito de “fato social’’.
Umindivíduo, quando nasce em uma comunidade ou sociedade, deve se acostumar com todos os costumes, crenças e comportamentos já impostos de forma imperativa, pois aquela cultura estava presente antes daexistência daquele indivíduo. Durkheim analisa todos esse fatores que levam o ser a se moldar ao meio onde vive, construindo aos poucos o comportamento definitivo daquele ser.
Para o autor, essesregimes devem ser impostos precocemente, pois são necessários para a convivência pacífica e harmoniosa da sociedade onde o indivíduo está inserido. Novamente, esses regimes e crenças independem de um novoser, pois vieram antes do próprio nascimento deste.
Outra visão de Durkheim, é que os indivíduos são obrigados a controlar seus impulsos e vontades individuais desde o nascimento, uma vez que seanalisa todo o grupo ou sociedade e não apenas o ser isolado. Fato esse essencial para convivência , mesmo que com alguns conflitos, coletiva.
Sobre teoria de socialização, Durkheim diz que nada mais édo que um esforço de mandar ou mostrar às crianças normas, regras, formas e maneiras de pensar, falar, agir das quais elas não chegariam sozinhas. Inicia-se com coisas mais básicas e simples, comoimpor o horário de dormir, horário de comer, educação, respeito e disciplina. Mais posteriormente, quando atingem a idade propícia, são forçadas a trabalhar. Muitas vezes contra a vontade da pessoa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As Regras do Metodo Sociologico
  • Durkeim
  • Resenha: as regras do método sociológico
  • As regras do método sociológico
  • Regras do Metodo Sociologico
  • As Regras do Método Sociológico
  • As Novas Regras do Método Sociológico
  • As Regras do Método Sociológico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!