As regras do método sociológico e. durkheim

Páginas: 8 (1803 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO
E. DURKHEIM

SOCIOLOGIA, OBJETO E MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO
(CONSCIÊNCIA COLETIVA, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, FATOS SOCIAIS, INDIVÍDUOS E SOCIEDADE)

Sônia de Melo Feitosa


RESUMO

Este artigo faz um abordagem sobre o método de investigação pensado pelo Durkheim em sua obra AsRegras do Método Sociológico. Seu objetivo nesta obra é estabelecer a Sociologia como disciplina científica rigorosa, lecionada nas universidades. Para isso segundo ele são necessárias duas coisas: um objeto específico que se distinga dos objetos das outras ciências e que possa ser observado e interpretado, como se faz nas ciências naturais. Neste sentido, o autor define com clareza que o objetoda sociologia são os fatos sociais.

Palavras-chaves: Fatos sociais, método de investigação, sociologia

INTRODUÇÃO

David Émile Durkheim pensador francês nasceu em 15 de abril de 1858 na cidade de Epinal, filho de uma família judia. Em 1879 entra na Escola Normal Superior de Paris, na qual se forma em filosofia em 1882. Após muitos anos lecionando Filosofia, interessa-se pela aSociologia. Para iniciar seus estudos sociológicos, transfere-se em 1885 para Alemanha. Retorna a França em 1887 e vai lecionar sociologia na Faculté de Lettres de Bordeaux., fundando, assim, o primeiro curso de Sociologia na França. Embora Comte seja considerado o pai da sociologia por ter lhe dado esse novo, Durkheim é apontado como um dos seus maiores teóricos.
Em As Regras do Método Sociológicopublicada em 1895, Durkheim propõe-se a tarefa de superar o que ele denominou de “metafísica abstrata” que envolvia os estudos sociológico. Seu objetivo é estabelecer a sociologia como disciplina científica rigorosa, lecionada nas universidades. Neste sentido nesta obra procura demonstrar que a sociologia para se constitui como ciência deve ser objetiva como as ciências naturais. Para isso segundoele são necessárias duas coisas: um objeto específico que se distinga dos objetos das outras ciências e que possa ser observado e interpretado, como se faz nas ciências. Assim, a sociologia teria por fundamento uma teoria do fato social, como objeto claramente definido, e método científico de investigação comparativo baseado na observação e experimentação.

1 OS FATOS SOCIAIS

Para Durkheimfatos sociais são todas as maneiras de agir, pensar e de sentir fixa ou não e que existe fora das consciências individuais e que pertence ao histórico grupal, e encontram-se intrinsecamente relacionadas aos processos culturais, hábitos e costumes coletivos de um determinado grupo de indivíduos ou sociedade, ocorre com certa generalidade e apresenta algum interesse social, serve de controle eparâmetro às ações individuais, em princípio não deve causar desarmonia no tecido social. Ele distingue três características do fato social.
A primeira delas é a exterioridade, isto é, os fatos sociais são exteriores aos indivíduos e são independentes das suas consciências, são resultado de um consciência coletiva, são as regras sociais, os costumes, as leis, as crenças as religiões etc. que sãoimpostas. Estas regras não é a consciência individual que estabelece, elas existem mesmo antes do indivíduo nascer. Cabe aos indivíduos ao longo de sua vida adaptar-se a elas Durkheim exemplifica: “Ao nascer os fiéis encontram já formadas as crenças as práticas da sua religião; se existem antes é porque existem fora dele” (Durkheim, 199, p.32).
A segunda a coerção social, ou seja, força que os fatossociais exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem independentes de sua vontade. “Essa força torna-se manifesta quando o indivíduo nasce em uma determinada sociedade adota seu idioma e, se submete aos seus códigos e suas leis, ou quando se incorpora a um tipo de formação familiar. A coerção torna-se evidente quando o indivíduo tenta se rebelar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As regras do método sociológico
  • As Regras do Método Sociológico
  • Durkheim, as regras do método sociológico
  • Durkheim
  • As regras do método sociológico de Durkheim
  • Regras do método Sociológico, Durkheim
  • Durkheim
  • Durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!