As recaídas na recuperação da dependência química

Páginas: 11 (2680 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2012
FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJOS - FIT
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM






JOSIELE ARAÚJO DOS REIS















PROJETO: AS RECAÍDAS
NA RECUPERAÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA.
“ADICTO SEM USO DAS DROGAS”


















SANTARÉM
2012

JOSIELE ARAUJO DOS REIS













PROJETO: AS RECAÍDAS
NA RECUPERAÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA.“ADICTO SEM USO DAS DROGAS”








Projeto apresentado a Faculdades Integradas do Tapajós, como requisito para a conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem. Orientado pela professora Isabel Ibelone.












SANTARÉM
2012



TEMA: AS RECAÍDAS NA RECUPERAÇÃO DA DEPENDENCIA QUÍMICA.

TÍTULO: AS TENTATIVAS DE DEIXAR DE CONSUMIR DROGAS,NA RECUPERAÇÃO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA. “ADICTO SEM USO DAS DROGAS”

PROBLEMÁTICA: Que motivos interferem para que a maioria das pessoas no tratamento da pendência química seja acometida de recaídas?

a) QUAL A SITUAÇÃO ATUAL: Percebe-se que as pessoas ainda não retrata a dependência química como uma doença. Na qual se torna uma doença de negação, imediatismo e isolamento, levando o dependentea uma verdadeira luta interna entre as sua limitações do ser doente e do querer ser normal.

b) QUAL MEU INTERESSE: Meu interesse é buscar as principais causas que culmina a recaída no tratamento do dependente químico.

c) PERGUNTA: Que habilidades no processo de recuperação do dependente químico há necessidade de se ter?

• Como identificar o ponto crucial da abstinência?
• Quaisos princípios que norteiam a questão da ajuda familiar no processo de recuperação?
• Que medidas são tomadas uma vez reconhecendo os sinais do potencial da recaída?
• Quais os primeiros efeitos psicológicos do consumo da droga detectados para ser trabalhado impedindo a recaída?


OBJETIVO GERAL:

Analisar as causas de recaídas dentro do tratamento de recuperação dosdependentes químicos nos bairros da Aldeia e Maracanã na cidade de Santarém-Pa.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

I. Identificar que atitudes o profissional da saúde deve ter para contribuir na recuperação, ajudando evitar possíveis recaídas;
II. Verificar os princípios que norteiam a dificuldade do convívio familiar a fim de possibilitar a melhoria no tratamento de recuperação;
III. Identificar as causasmais importantes relativas pela abstinência, quando o usuário para de consumir a droga.



JUSTIFICATIVA:

Na visão popular mais comum sobre os dependentes químicos é que são pessoas fracas e más, que não querem levar uma vida norteada por princípios morais nem controlar seu comportamento e a satisfação de seus desejos. A divergência entre a maneira de ver o usuário de drogas como uma“pessoa má” e não de vê-lo como um “portador de doença crônica” é de fundamental importância para compreensão e atuação junto ao problema. Muitas pessoas veem o abuso de drogas como problemas sociais a serem resolvidos apenas com soluções sociais. Dia-a-dia a ciência vem nos mostrando que o abuso de drogas e a adcção são também problemas de saúde.

A dependência química é um distúrbio crônico erecorrente. E essa recorrência é tão contundente, que raramente ocorre abstinência pelo resto da vida depois de uma única tentativa de tratamento. As recaídas são sintomas ou critérios que refletem a perda de controle do individuo completamente, sendo dominado pelo comportamento impulsivo a retorna ao uso da droga. Muitos dependentes químicos originam dependência apenas quando se tenta deixar deconsumir ou então quando a pessoa que consome sente a necessidade de aumentar o consumo das drogas. Havendo abstinência, considera-se um sinal de que há dependência. Qualquer discussão sobre drogas psicoativas inevitavelmente desemboca na questão sobre a duvida se uma droga em particular causa ou não dependência e se essa dependência é física ou psicológica. Essa questão gira em torno de se ocorrem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevençao de recaida de dependencia quimica
  • Dependência quimica e prevenção de recaida
  • Dependência Química
  • Dependencia quimica
  • Dependência quimica
  • dependência quimica
  • Dependência Química
  • Dependencia quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!