As Quatro faces de RH:bAnalisando a Performance da Gestão de Recursos Humanos em Empresas no Brasil.

2098 palavras 9 páginas
Maise Rodrigues - Administração
Resumo:
As Quatro Faces de RH: Analisando a Performance da Gestão de Recursos Humanos em Empresas no Brasil.
O texto começa nos evidenciando que de acordo com Tanure, Evans e Pucik (2007), podemos verificar quatro faces ou etapas da gestão de pessoas nas organizações mais utilizadas no mundo denominada Gestão de Recursos Humanos (GRH). São elas:
- A face do construtor, que edifica os fundamentos das funções de RH de maneira consistente, onde o profissional de RH volta-se para desenvolver suas funções operacionais agregando valor ao negócio, funcionando como “fundamento” da organização. Nesta fase as empresas devem priorizar a adequação, ou seja, as práticas de RH, pois dependerão das estratégias mais relevantes para cada empresa, no entanto é preciso tomar cuidado para não se criar o habito e tornar se apenas um administrador de seus sistemas, paralisado no modelo de construtor, é preciso prever as mudanças de mercado e antecipar-se a elas.
- A do parceiro de Mudanças, que busca o realinhamento da organização às estratégias e ao ambiente externo; A adequação contínua é a estrutura teórica que sustenta esta face. Ela ajusta as estratégias da organização às mudanças internas e externas; realinha as estratégias de RH, levando em conta as alterações ocorridas no ambiente externo; Há um contexto competitivo, com necessidade imediata do presente e perspectiva futura; envolve a parceria entre lideres e especialistas de RH; incentiva mudanças tanto na forma de reação como de antecipação às situações da empresa; possui relação com as estratégias de negócio focadas na mudança e na busca contínua de novas soluções.
- E a face do Navegador, que auxilia a organização em face das contradições e paradoxos inerentes no mundo globalizado, lidando com resultados de curto e longo prazo; centralização e descentralização, integração global e responsabilidade local, dentre outros. O navegador precisa atentar-se as mudanças rápidas e construir o

Relacionados