AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ESCOLA E NA FAMÍLIA NO CONTEXTO DA SURDEZ: REFLEXÕES A PARTIR DO DISCURSO DOS PAIS E PROFESSORES

1033 palavras 5 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
CAMPUS POÇOS DE CALDAS
Curso: Pedagogia 3º Ano / 5º Período
Disciplina: Educação Especial
Professora: Maria Cristina Willians
Alunas: Isabela Pereira Bordin e Marjorie Tereziano.

Deficiência Auditiva
AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ESCOLA E NA FAMÍLIA NO CONTEXTO
DA SURDEZ: REFLEXÕES A PARTIR DO DISCURSO DOS PAIS E PROFESSORES

As discussões em torno do processo educacional do sujeito surdo e do seu desempenho escolar, em geral, apontam e analisam as suas dificuldades em relação a práticas de leitura e escrita.
Se desde cedo uma criança convive com materiais de leitura, tais como: livros, jornais e revistas, se ouvem histórias e observa as pessoas lendo e escrevendo e manipula lápis, borracha, papel, ao ingressar na escola achará tudo muito natural e lógico, já que será uma continuidade daquilo que já vivenciava em casa (CAGLIARI, 1995).
Segundo Gesueli (1998), as dificuldades apresentadas pelos surdos frente às práticas de leitura e escritas não estão relacionadas ao fato de não ouvirem ou de não dominarem a linguagem oral, mas às condições que lhe são propiciadas pelo meio e pelo grupo social.
A interação familiar é um fator que deve ser ponderado em relação à constituição da leitura e escrita por estes sujeitos. apenas 17% dos alunos tiveram um desempenho acima da média, 32% alcançaram a média e 51% tiveram um desempenho abaixo da média, destes 5% não tiveram nenhuma produção que pudesse ser considerada, resultando em 0%.
Nas observações realizadas em sala de aula a autora pôde perceber que as práticas de letramento realizadas com alunos surdos no ensino regular são restritas, quando existem, sendo realizadas com maior ênfase em outros contextos, como em casa ou com professores especializados. Entre as justificativas para esse fato está a de que o professor do ensino comum não se sente preparado para atender às diferenças do aluno surdo e, além disso, não o considera como sua responsabilidade.
O

Relacionados