AS PRINCIPAIS RESIDÊNCIAS DA ROMA ANTIGA E SUAS SEMELHANÇAS COM AS RESIDÊNCIAS ETRUSCAS

Páginas: 10 (2347 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2014
SUMÁRIO









1. INTRODUÇÃO

O presente estudo sobre As principais Residências da Roma Antiga e suas Semelhanças com as Residências Etruscas demonstra com caráter significativo a forma como os cômodos das residências da Roma antiga estão distribuídos em seus espaços e em quais aspectos e características a Civilização Etrusca influenciou para que depois de passados muitos anos desua decadência ainda fossem possíveis encontradas evidências de sua arquitetura nas residências romanas.
A pesquisa que aqui está sendo exposta também relata os principais aspectos arquitetônicos herdados da cultura etrusca pelos romanos que os aplicaram em suas casas proporcionando leveza e harmonia a elas, acrescentando suas próprias técnicas e aperfeiçoando as que foram aprendidas com osetruscos. Um exemplo de grande evolução são as cúpulas que apareciam de maneira “tímida” nas construções etruscas, como o túmulo, e que sofreu uma mutação estupenda nas mãos dos romanos.
Dentro desse contexto, questiona-se: Em quais partes das residências romanas estão presentes a herança etrusca Será que pelo fato de que os etruscos tinham contato com os gregos, “copiando” as suas construções emodificando-as em alguns aspectos com suas próprias ideias, aos seus prazeres, eles conseguiram a admiração dos romanos que futuramente as transfeririam e aperfeiçoariam as suas construções de uma maneira que perduram até hoje?
Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivos: a) identificar as características herdadas dos etruscos na arquitetura romana; b) compará-las com as provenientes dos romanos;c) relacionar as características umas às outras; d) analisar as residências romanas e etruscas buscando encontrar semelhanças e características evoluídas nelas.
Justifica-se este trabalho com a intenção de disseminar a informação que não foi só de exclusividade dos romanos a divisão simétrica de cômodos, o uso do peristílo, as formas curvilíneas que já existiam desde a Grécia nas plateias dosteatros, a criação da abóbada, utilizada várias vezes em construções etruscas como também os arcos, e que também não foi de uso exclusivo os tetos arredondados e curvos, facilmente vistos nos seus edifícios, as cúpulas estavam presentes na civilização etrusca, mas de forma muito primitiva em comparação às encontradas nos monumentos romanos. Há também como justificativa informar que a civilizaçãoetrusca teve como grande influenciadora em suas atividades artísticas a cultura grega, principalmente na sua arquitetura, graças à parceria comercial entre as duas civilizações.
Além de que é notável a cultura grega na arquitetura romana, influenciando como suas as ordens Dórica, Jônica e Coríntia, que sofreram evoluções e ressurgiram como novas ordens da Roma antiga, sendo então dividas em Toscanae Compósita, e presenciaram-se nos vários tipos de residências romanas.
A metodologia baseou-se na busca por livros que não só transponde informações arquitetônicas, buscando também em livros com dados históricos sobre essas duas civilizações e as suas relações com a civilização grega.














2. DOS ETRUSCOS AOSROMANOS

A grande evolução da cultura etrusca deve-se eternamente aos gregos, por ter havido estreitas relações comerciais entre essas duas civilizações e apesar de existir justiça na troca comercial quem saiu ganhando muito mais com esse contato foram os Etruscos.
O contato com a civilização grega possibilitou o conhecimento de técnicas que até então os etruscos desconheciam, como oentablamento, as ordens gregas, o frontão, as técnicas de pinturas e esculturas.
A mistura de culturas sempre fez e fará o conhecimento se expandir, e não foi diferente quando os etruscos conheceram as técnicas de construções dos gregos e fizeram transcender desse misticismo cultural as técnicas de circunferência nos monumentos, que eram usadas pelos gregos nas plateias dos Teatros, e os etruscos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residencia
  • RESIDENCIAS
  • Residencias romanas
  • Declara o de residencia
  • MICRO RESIDENCIAS
  • projeto residencia
  • Residencias artisticas
  • estrutural residência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!