As principais regras do voleibol

Páginas: 5 (1185 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
AS PRINCIPAIS REGRAS DO VOLEIBOL

Como todo e qualquer desporto, o voleibol sem excepção tem as suas regras que devem ser seguidas por todos aqueles que a praticam. Essas regras dão a forma e regulam toda a actividade do voleibol.

Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores a saber:
1) Divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada.
(2). As equipes são divididaspor uma rede que fica no centro da quadra
(3). É necessário uma bola
(4). O jogo começa com um dos times que deve "sacar"
(5). Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os/as jogadores/as tentam evitar que a bola caia no seu campo
(6)usando qualquer parte do corpo (antes só era válido usar membros da cintura para cima, mas as regrasforam mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário
(7) sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é ponto do time adversário
(8). Outra regra importante é que durante o jogo os jogadores não podem encostar na fita branca acima da rede
(9). O mesmo jogador não podedar 2 ou mais toques seguidos na bola


O Jogo

Posicionameto e Rotação:

- No início de cada set, o jogador que ocupa a posição 1 realiza o saque (exemplo: acerta a bola com a mão tencionando fazê-la atravessar o espaço aéreo delimitado pelas duas antenas e aterrissar na quadra adversária). Os oponentes devem então fazer a bola retornar tocando-a no máximo três vezes, e evitando que o mesmojogador toque-a por duas vezes consecutivas.

O primeiro contato com a bola após o saque é denominado recepção ou passe, e seu objetivo primordial é evitar que ela atinja uma área válida do campo. Segue-se então usualmente o levantamento, que procura colocar a bola no ar de modo a permitir que um terceiro jogador realize o ataque, ou seja, acerte-a de forma a fazê-la aterrissar na quadraadversária, conquistando deste modo o ponto.

No momento em que o time adversário vai atacar, os jogadores que ocupam as posições 2, 3 e 4 podem saltar e estender os braços, numa tentativa de impedir ou dificultar a passagem da bola por sobre a rede. Este movimento é denominado bloqueio, e não é permitido para os outros três atletas que compõem o restante da equipe.

Em termos técnicos, os jogadoresque ocupam as posições 1, 5 e 6 só podem acertar a bola acima da altura da rede em direção à quadra adversária se estiverem no "fundo" de sua própria quadra. Por esta razão, não só o bloqueio torna-se impossível, como restrições adicionais se aplicam ao ataque. Para atacar do fundo, o atleta deve saltar sem tocar com os pés na linha de três metros ou na área por ela delimitada; o contato posteriorcom a bola, contudo, pode ocorrer no espaço aéreo frontal.

Após o ataque adversário, o time procura interceptar a trajetória da bola com os braços ou com outras partes do corpo para evitar que ela aterrisse na quadra. Se obtém sucesso, diz-se que foi feita uma defesa, e seguem-se novos levantamento e ataque. O jogo continua até que uma das equipes cometa um erro ou consiga fazer a bola tocar ocampo do lado oponente.

Se o time que conquistou o ponto não foi o mesmo que havia sacado, os jogadores devem deslocar-se em sentido horário, passando a ocupar a próxima posição de número inferior à sua na quadra (ou a posição 6, no caso do atleta que ocupava a posição 1). Este movimento é denominado rodizio.


Líbero
O líbero é um atleta especializado nos fundamentos que são realizadoscom mais freqüência no fundo da quadra, isto é, recepção e defesa. Esta função foi introduzida pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) em 1998, com o propósito de permitir disputas mais longas de pontos e tornar o jogo deste modo mais atraente para o público. Um conjunto específico de regras se aplica exclusivamente a este jogador.

O líbero deve utilizar uniforme diferente dos demais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principais regras do voleibol de praia
  • AS PRINCIPAIS REGRAS DO VOLEIBOL
  • REGRAS DO VOLEIBOL
  • Regras de Voleibol
  • Voleibol Regras
  • Regras do Voleibol
  • Regras do Voleibol
  • Regras do Voleibol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!