As principais mudanças da lei 11638

Páginas: 5 (1141 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
AS PRINCIPAIS MUDANÇAS DA NOVA LEI DAS S/A


A lei 11638/07, promulgada em 28 de dezembro de 2007, entrou em vigor em primeiro de janeiro de 2008, modifica a ainda vigente Lei das Sociedades por Ações (lei nº 6404/76) e traz novos dispositivos para a mesma.
O principal objetivo desta nova lei é a alteração das regras contábeis.
São mudanças relevantes para a área contábildas sociedades por ações, mas a matéria disposta na nova lei não se encontra, por ora, totalmente disciplinada, carecendo de normatização por parte da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Algumas mudanças devem ser observadas desde já, outras até o final de ano de 2008, e algumas somente daqui a alguns anos.
Como depende de normatização, é importante que a empresa e seu departamentode contabilidade acompanhem o tema junto à mídia, site da CVM e outras fontes, para que não sejam surpreendidos no tocante às providências que vêm sendo adotadas para adequação aos novos requisitos.
As alterações da nova lei representam uma mudança de conceito quanto à abordagem das práticas contábeis, e tornam necessária uma maior capacidade de julgamento por parte de auditores econtadores.
A CVM fez um “Comunicado ao Mercado”, em 14.01.08, dizendo que as alterações nos critérios de elaboração das informações contábeis tomam por referência os padrões internacionais, apontando no sentido de alinhamento da Lei das Sociedades por Ações ao IFRS (International Financial Reporting Standards).
A nova lei, por sinal, ampliou os poderes da CVM, principalmente no que dizrespeito à implantação de regras diferenciadas para as sociedades por ações.
Quando for regulamentar a contabilidade para as companhias abertas neste ano de 2008, a CVM deverá dar prioridade à elaboração de normas voltadas para aquelas alterações. Primeiramente, deverá regulamentar as alterações que tenham um grau maior de complexidade e que, portanto, necessitem de maior tempo para apreciaçãoe absorção como, por exemplo, a classificação e mensuração dos instrumentos financeiros e a contabilização de operações de combinação de empresas.
Até o final de 2008, a CVM pretende concluir o processo normativo para os demais dispositivos da lei societária que foram alterados e que necessitem de regulação, como é o caso das demonstrações dos fluxos de caixa (DFC) e do valor adicionado(DVA), das operações e transações sujeitas ao ajuste a valor presente e da contabilização das doações e subvenções para investimentos. Com isso, as demonstrações financeiras exigidas pelo art. 176 da Lei nº 6.404 referentes a 31.12.2008, emitidas pelas companhias abertas com exercício social iniciado a partir de 1º de janeiro de 2008, deverão atender em todos os seus aspectos relevantes àsdisposições da Lei nº 11.638/07.
Porém, se a CVM não fizer esta regulamentação, de acordo com nosso entendimento, não se poderá exigir das empresas determinadas formalidades, cabendo a cada departamento contábil agir de acordo com aquilo que interpretou da lei.
Quanto às demais normas a serem expedidas em função do processo de convergência contábil internacional, a CVM pretende editar aregulamentação no ano de 2009, prazo suficiente, visto que a Instrução CVM nº 457/07 determinou a elaboração das demonstrações consolidadas em IFRS até o exercício de 2010.
Sobre as Informações Trimestrais – ITRs que devem ser elaboradas por todas as empresas durante este ano de 2008, elas não estão obrigadas a contemplar todas as alterações aplicáveis às demonstrações contábeis produzidas pelanova lei. A CVM deve divulgar, em nota explicativa, os eventos contemplados na nova lei que irão influenciar as suas demonstrações financeiras de encerramento do exercício e, se possível, uma estimativa de seus efeitos no patrimônio e no resultado do período.
Entre todas as mudanças, deve-se destacar as seguintes:
1) Substituição da demonstração das origens e aplicações de recursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principais mudanças nas demonstrações financeiras (lei 11638/07 e lei 11941/09)
  • As Mudanças Da Lei 11638/07
  • As mudanças da lei 11638/07
  • mudança das S.A, lei 11638
  • Mudança da lei 11638 para 6404
  • Principais mudanças na contabilidade conforme as leis 11638/07 e 11941/09
  • Principais mudanças na lei das sas
  • Principais Alterações nas Demonstrações Contábeis na Lei 11638/07

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!