as principais escolas antrologicas

2034 palavras 9 páginas
DEMOCRACIA: TEORIA E PRÁTICA I

Por hora, seremos conduzidos pelas reflexões do catedrático de filosofia Otfried Höffe, sua obra "A Democracia no mundo de hoje" balizará nossa reflexão. No entanto, antes de avançarmos, relembremos que no 8º encontro do Módulo I falamos sobre o conceito de cidadania, mais especificamente, quando entendíamos esse conceito no tópico "a política e o pensamento renascentista". Na ocasião, citamos um trecho da Drª Cristina: "a compreensão ocidental moderna de vida política, Estado, nação e espaço público está assentada sobre as noções de democracia e de cidadania" (2010, p. 162). Em seguida, afirmamos que tais noções surgiram na Antiguidade clássica, podendo ser retrocedidas até os séculos VIII / VII a. C, dependendo da perspectiva adotada. Um breve relato sobre a "democracia na história" pode ser encontrado na obra de Charles Tilly, intitulada "Democracia", mais especificamente no capítulo dois, páginas 39 a 64.

O Profº Otfried discute o conceito de democracia que pulula nos nossos dias, aliás, ele vai na vanguarda da discussão, nesse sentido, aproveitamos a ocasião para consolidarmos ainda mais uma verdade já anunciada: a sociedade é um organismo vivo que se transforma diuturnamente, assim, as relações sociais transformam-se e, com elas, transformam-se os conceitos. Mais uma vez, fica evidenciada a necessidade de se revisitar constantemente todos e quaisquer conceitos. No século XXI, o conceito de democracia é retomado considerando o contexto globalizante, um complexo evento que provocou múltiplas transformações nas relações sociais do cosmo. Nesses termos, "os princípios e os problemas de uma ordem de paz e direito em sentido global" (HÖFFE, 2005, p. XIII) precisam ser considerados, tais preocupações não mais podem ser limitadas às fronteiras dos Estados Nacionais:

"No debate atual, vemos determinadas maneiras de se justificar o interesse pela dimensão política da globalização. Ora se dá destaque ao aspecto inovador das

Relacionados

  • Psicologia da Aprendizagem
    3553 palavras | 15 páginas