As principais correntes teóricas europeias dos Novos Movimentos Sociais

Páginas: 5 (1135 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2013
principais correntes teóricas europeias dos Novos Movimentos Sociais

Os NMS não constituem uma teoria homogenia, um bloco referencial teórico uno, há correntes diferenciadas. Para fins didáticos agrupados em três blocos: a francesa, com os estudos de Alain Touraine e seu grupo de pesquisa; a italiana, liderada por Alberto Melucci; e a alemã, na qual se destaca o trabalho de Claus Offe.Eles se dedicaram a maior parte de seus estudos à temática dos movimentos sociais.
Alain Touraine é um dos pesquisadores que há mais tempo trabalham com o tema dos movimentos sociais na Europa, dada a sua importância na sociologia francesa. A sua abordagem estrutura-se a partir do que se convencionou denominar paradigma acionalista. Sabemos que o acionalismo retoma um dos pressupostosbásicos do funcionalismo: toda ação é uma resposta a um estimulo social, o axioma enfatiza o comportamento social, cuja conduta dos indivíduos e grupos em termos de conflitos ou de integração. Touraine parte da noção de projeto para criar uma teoria sobre os movimentos sociais, num sentido teórico; não designa, portanto, uma coisa mas um conceito, um conhecimento. A noção de projeto refere-se ao fato deque, em uma situação dada, a possibilidade de o ator dar sentido a suas próprias condutas permanece sempre aberta, por oposição ao sentido já dado no sistema social. O dinamismo dos sujeitos/atores é visto em termos culturais, de confronto, de valores, esses elementos, denomina-os dialética de criação e controle, a partir de hipóteses levantadas por Marx sobre o funcionamento econômico dasociedade, ele já se distanciava das explicações do marxismo ortodoxo ao enfatizar o papel dos indivíduos e não a classe social. Os movimentos sociais apresenta na abordagem acionalista, como a ação de um grupo, um ator coletivo, se define por sua situação nas relações sociais de produção, que se situa suas reivindicações e sua oposição a com grupo adversário no interior dos problemas da sociedadeindustrial.
A partir da abordagem influenciada pela chamada teoria dualista da modernização,Touraine assinalava que todo movimento social é ao mesmo tempo um movimento anticapitalista , oposto á dominação e voltado para a integração e a modernização nacional. A sociedade dominante ganha importância os movimentos sociais contestatório, em nome dos direitos do trabalho, nas sociedades dependentes,ao contrario, o fato mais visível é a coexistência, sem verdadeira integração, dessas diferentes formas de ação coletiva dos movimentos sociais de um lado, e do outro a ação critica (Touraine, 1977:33). No final dos anos 70, Touraine se distancia ainda mais da abordagem marxista ortodoxa, deixando de priorizar os estudos sobre a classe operaria e se concentrando no estudo da ação social de outrosgrupos. Segundo ele, os movimentos sociais são fruto de uma vontade coletiva. Eles falam de si próprios como agentes de liberdade, de igualdade; de justiça social ou de independência nacional, ou ainda como apelo á modernidade ou á liberação de forças novas, num mundo de tradições, preconceitos e privilégios.
Albert Melucci estudou os movimentos sociais por várias décadas, no final dos anos80 sua produção se tornou um eixo referencial paradigmático em âmbito internacional. Atribui-se a ele o credito de se um dos fundadores do paradigma da identidade coletiva enfatiza sistema macrossocietais, esta centrada mais no plano micro, na ação coletiva de indivíduos, tendo um enfoque mais psicossocial. Melucci combinou a analise da subjetividade das pessoas com a análise das condiçõespolitico-ideológicas de um dado contexto histórico, a conexão entre movimentos sociais e necessidades individuais na sociedade contemporânea. Ele reelabora a teoria da ação social, que a define como um conjunto de praticas sociais que envolvem simultaneamente certo número de indivíduos ou grupos que apresentam características morfológicas similares em contiguidade de tempo e espaço, implicando um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principais Movimentos Sociais No Brasil
  • principais movimentos sociais no Brasil
  • novos movimentos sociais
  • Novos Movimentos Sociais
  • Novos Movimentos Sociais
  • Internet E Os Novos Movimentos Sociais
  • Novos movimentos sociais
  • Novos movimentos sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!