As Primeiras Demonstra Es De Gin Stica R Tmica Vieram Dos Exerc Cios Da Gin Stica Em Grupo

484 palavras 2 páginas
As primeiras demonstrações de Ginástica Rítmica vieram dos exercícios da Ginástica em grupo, que tinham algumas coreografias. Outras influências são as danças clássicas, como o balé, e as escolas de Ginástica sueca, baseada em rotinas livres, e alemã, com o uso de aparelhos para ganhar condicionamento físico.
Por volta da década de 20, a disciplina já era disputada competitivamente na extinta União Soviética, ganhando popularidade nas escolas. No ano de 1942, o país sediou um torneio nacional, e pouco a pouco o esporte cresceu pelo mundo.
Entretanto, a Ginástica Rítmica teve de esperar quase duas décadas mais para ser reconhecida oficialmente por sua federação internacional. Em 1961, o esporte se tornou mais uma disciplina da entidade, juntando-se à Ginástica Artística masculina e feminina. Três anos depois, foi realizado o primeiro Mundial, em Budapeste, na Hungria.
A primeira demonstração olímpica aconteceu nos Jogos de 1956, em Melbourne. Na Austrália, exercícios com corda foram incluídos no programa da Ginástica Artística. Pouco a pouco, as rotinas com objetos nas mãos passaram à Ginástica Rítmica.
A disciplina só entrou no programa olímpico na edição de 1984, em Los Angeles, com disputas individuais. Apesar de ter como berço o Leste Europeu, seus representantes não participaram devido ao boicote feito pelos países da região. O evento por equipes começou apenas nos Jogos de 1996, em Atlanta.
A Ginástica Rítmica é uma combinação de movimentos e dança. No torneio individual, cada participante faz uma apresentação, em uma área de 13 x 13m, com um dos cinco elementos: corda, bola, arco, fita e maças. Entretanto, segundo regras da Federação Internacional de Ginástica (FIG, em francês), apenas quatro elementos são utilizados a cada ciclo olímpico – de 2011 a 2016, por exemplo, apenas a corda ficará de fora.
O mesmo acontece nas provas por equipes, que contam com cinco ginastas cada. Cada time faz duas rotinas – em 2012, de acordo com a FIG, será uma com cinco bolas,

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas