As primeiras civilizações

Páginas: 7 (1607 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Escola de Aplicação professora Vande de Souza Ferreira
FFPP- Faculdade de Formação de Professores de Petrolina

As primeiras civilizações

27 de Março de 2013, Petrolina- Pernambuco
As primeiras civilizações
A origem das civilizações se deu com a invenção da agricultura, quando os homens deixaram de ser nômades para se transformarem sedentários, ouseja, para morar num lugar fixo. Com a invenção da agricultura, surgiu o comércio, com o comércio surgiu os vilarejos, com os vilarejos surgiram às colônias, com as colônias surgiu à religião, e com a religião surgiu à escrita...

Tema: ... E o homem criou as cidade


Primeiras civilizações

Introdução
A vida nas grandes cidades modernas estabelece uma distânciaenorme entre seus habitantes e s natureza. O fato é que o habitante de uma cidade recebe sua formação em vista do mundo que espera, e não de uma ligação com a natureza orgânica.
Há toda uma sabedoria desenvolvida ao longo de milênios, uma forma confortável de agir. A natureza foi denominada pelos humanos como grupo, não como indivíduos isolados.
Urbanos por excelência são dependentes, poisdependem de tudo para sobreviver. Seja para consumir ou para produzir, sempre precisam de algum para poder realizar essas tarefas.
Neste capitulo não vamos falar das cidades modernas nem menos das metrópoles, e sim de revolução humana. Entre elas estão:
* Por que surgem as cidades?
* Urbanização e civilização
* Do caos a cidade
* Cidade e poder
* A cidade se expande.Desenvolvimento

* Por que surgem as cidades?
Não havia consciência individual ou em grupo que tenha levado pessoas a plantar os alicerces de agrupamentos urbanos no Egito ou na Mesopotâmia. Não havia modelos e objetivos bem determinados como os daqueles que criaram cidades como Brasília, Belo Horizonte ou Londrina, nem mesmo projetos mais ou menos claros, como os daqueles que fundaram tantascidades em nosso país.
Há 5 ou 6 mil anos não havia referências para serem seguidas ou parâmetros previamente estabelecidos e a estruturação das cidades decorre de uma série de circunstâncias sociais complexa que são existentes até hoje.
Gordon Childe fala de uma revolução que “transformou pequenas aldeias de agricultores auto-suficientes em cidades populosas”. A impressão que a frase nos passa é ade que logo após se organizar sedentariamente como agricultor, atingindo a auto-suficiência e administrando o excedente, o homem administra uma nova mudança quase natural e obrigatória: a urbanização.
A agricultura e a urbanização iniciaram-se no Oriente na época em que se falava do Crescente fértil (local onde havia iniciado as revoluções agrícolas e urbanas).
O especialista Braidwood fala dosurgimento das cidades onde para ele, as encostas das montanhas e os vales podem ser cultivados sem grande dificuldade. No caso de regiões que hoje ficam no Líbano, a Síria ou Israel, a terra fértil e a chuva de inverno funcionaram como elementos favoráveis ao plantio e as montanhas como locais de pastoreios, isto é, locais feitos especialmente para agricultores principiantes que não precisavamtrabalhar tanto.
No sul do Egito e da Mesopotâmia, as condições geoclimáticas eram bastante diferentes. Nesses locais a chuva era quase inexistente. A fertilidade da terra, após as cheias era excelente, mas para ela ser utilizada pela agricultura, de forma sistemática, os rios precisavam ser domados, ou seja, controlado pelo homem. Um exemplo disso era o rio Nilo que entre setembro e outubro,inundava suas margens, depositando nelas uma nova camada de solo, rico em matéria orgânica. Daí, era necessário construir diques e reservatórios para controlar a água, no qual saía lentamente e adequadamente, de modo que não encharcassem as terras nem que ela faltasse meses depois.
Os rios Tigre e Eufrates tinham condições diferentes, porém o processo continuava na mesma direção. Por conta do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Primeiras Civilizações
  • as primeiras civilizaçoes
  • Primeiras civilizações
  • primeiras civilizações
  • As Primeiras Civilizações
  • Primeiras Civilizações
  • Primeiras Civilizações
  • as primeiras civilizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!