As pr ticas ind genas de arquitetura natural e coleta de sementes s o exemplos de sustentabilidade

998 palavras 4 páginas
http://www.namu.com.br/?q=materias/sustentavel-leveza-do-xingu
A sustentável leveza do Xingu
As práticas indígenas de arquitetura natural e coleta de sementes são exemplos de sustentabilidade
Carlos Minuano
Xingu: exemplos de sustentabilidade em práticas tradicionais e em inovações como o banco de sementes
Seja na construção das ocas tradicionais ou na coleta de sementes para reflorestamento de áreas desmatadas, os índios do Xingu esbanjam exemplos de sustentabilidade. Práticas que, além de não destruir o meio ambiente, valorizam recursos naturais. “Os povos indígenas são os melhores professores de desenvolvimento sustentável”, afirma o arquiteto e indigenista da Funai Renato Sanches. “Tudo aqui é autossustentável”.
Ele se refere ao Parque Indígena do Xingu (MT), por onde caminha enquanto fala ao Portal NAMU. O indigenista aponta para as imensas cabanas da aldeia ikpeng, construídas, segundo ele, de acordo com o conceito de arquitetura sustentável.

“O material usado nas ocas tradicionais é todo reciclável”, diz. Um exemplo citado por Sanches é a palha usada na cobertura, que existe em abundância na região. “Os índios são denominados como civilizações da palha, utilizam em tudo o que fazem”.
No Xingu, diferentemente de outras regiões, os nativos ainda encontram em abundância na natureza os recursos de que precisam para viver. Eles agradecem, esbanjando exemplos de uso sustentável do meio ambiente.
A ideia dos irmãos Villas-Bôas, ao criar a reserva federal indígena, durante o governo do presidente Jânio Quadros em 1961, era exatamente essa: reconhecer e demarcar um amplo território que permitisse aos índios manter seu domínio sobre as terras em que tradicionalmente viviam.
Atualmente, vivem no parque aproximadamente 5.500 índios de 14 etnias diferentes, em uma área de 2,6 milhões de hectares no estado do Mato Grosso.

Arquitetura da terra
O indigenista da Funai Renato Sanches explica como é a organização das aldeias. “São grandes malocas comunais, que

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas