As práticas pegogicas em contextos não - escolares

Páginas: 12 (2791 palavras) Publicado: 12 de junho de 2012
AS PRÁTICAS PEGOGICAS EM CONTEXTOS NÃO - ESCOLARES

INTRODUÇÃO

O Pedagogo desde os tempos antigos tem se caracterizado como aquele responsável pela docência e especialidades na educação. É mais comum ver este profissional na Direção, Coordenação e Supervisão, e normalmente na sala de aula atuando como professor das primeiras séries do ensino fundamental.Nas universidades atualmente, o curso de Pedagogia tenta se reestruturar com propostas divergentes das diretrizes curriculares, considerando as mudanças ocorridas no processo produtivo, faz-se importante contemplar a possibilidade de atuação desses profissionais em outros setores.
As modificações Globais sejam elas sociais, econômicas, políticas e religiosas além das culturais,acarretam para o cenário da educação um profissional não mais mecanizado, mero executor de tarefas, mas um profissional capaz de ver o todo dentro das diversas instituições.
Segundo LIBANÊO (1996):“Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos deação, tendo em vista objetivos de formação histórica. Em outras palavras, pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos, situações, referentes à prática educativa em suas várias modalidades e manifestações.”
O nosso trabalho tem por objetivo indicar a atuação do pedagogo em espaços não-escolares, entendendo seu papel, capacidade e grande valor de seu trabalho fora doâmbito escolar.
A disciplina de Contextos não Escolar nos proporcionou uma visão diversificada da área de atuação do pedagogo. Diante disso, percebemos um fator que nos mostrou essa realidade, a fim de expor as contribuições que o pedagogo pode trazer para as atividades do setor empresarial. Entretanto, passamos a direcionar nossas visões e pensamentos as várias probabilidades de estudosa serem atingidos. O pedagogo carece ser formado para atuar em diferentes áreas, além da docência, é preciso compreender como acontece fora do espaço escolar à edificação do saber. A pedagogia colabora para o crescimento das atividades do setor de treinamento, à medida que acontece no mundo um processo de globalização, passa a ser evidente a crescente busca por uma intervenção pedagógica nosegmento empresarial.
O pedagogo labuta com a prática educativa em suas múltiplas modalidades e manifestações. Assim, os afazeres pedagógicos não se reduzem ao trabalho escolar e docente, pois o embasamento da analogia profissional do educador é a ação pedagógica e não exclusivamente a ação docente.
Segundo LIBANÊO (2008) o campo de atuação do profissional formado em Pedagogia é tãovasto quanto são as práticas educativas na sociedade. Em todo lugar onde houver uma prática educativa com caráter de intencionalidade, há ai uma Pedagogia.
Nessa definição, é indispensável que exista um sentido entre os campos de ação do pedagogo, e as suas especificidades dentro desse espaço. Faz-se necessário que o pedagogo seja capaz de articular obras junto aos grupos que atua,para melhor atenderas demandas sócio educacionais dos mesmos, por tanto o profissional deve se abastecer de conhecimentos teóricos consistentes para colocá-los em prática.
Em síntese o papel da pedagogia nos contextos não escolares indica a possibilidade de intervenções das áreas dos pedagogos e aplicação de práticas profissionais quanto ás suas habilidades e competências. Neste sentido,a pedagogia nos contextos não-escolares representa a pedagogia empresarial, hospitalar, de organizações não-governamentais (ONGs), entre outras. Em função disso, o pedagogo passa a ocupar um papel cada vez mais valorizado nas organizações, porque a sua formação ampla lhe permite acrescentar um olhar técnico e, ao mesmo tempo, crítico sobre os processos educativos nelas desenvolvidos. Seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estagio em contextos nao escolares
  • Práticas educacionais não escolares
  • O papel do pedagogo em contextos não escolares
  • Práticas do Inspetor no Contexto Escolar atividades
  • Narrativa museológica no contexto de práticas escolares
  • Projetos e Praticas em ambientes não escolares
  • PRATICAS PEDAGOGICAS EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
  • TG Praticas pedagógicas orientações escolares e não escolares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!