As politícas educacionas e o processo sociocultural

Páginas: 8 (1853 palavras) Publicado: 1 de maio de 2011
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade.
Os educadores para fazerem parte do corpo docente da EJA devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual doindivíduo, realizando o exercício de cidadania.
Cabe ao professor perceber o que os alunos almejam com os estudos e com base nessa informação, ele deve construir uma prática para atender às diferentes necessidades de aprendizagem. Deixar que cada aluno contribua com suas lembranças e experiências é fundamental para que todos se sintam inseridos neste processo. Nesse caso, deve-sepriorizar o que é relevante de fato para a turma, ao mesmo tempo repensar as formas de mediação dos conteúdos e de avaliação. .
O jovem e o adulto trazem consigo uma história de conhecimentos e saberes acumulados, e ainda reflexões sobre o mundo. Nós enquanto professores, podemos capitalizar isso por meio de atividades que remetam ao cotidiano deles e exemplos que unam informação teórica comexperiência de vida.
Se nós educadores valorizarmos a sabedoria dos alunos e estabelecermos analogias e ligações com a realidade deles, vai facilitar em muito o processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que os estudantes vão se sentir menos tímidos, rompendo assim o desconforto de estar aprendendo tardiamente.
Além das dificuldades de se avaliar os alunos da EJA,professores essencialmente da rede pública, se deparam com a escassez de materiais específicos para essa modalidade de ensino. Para driblar a questão, é necessário criar estratégias didáticas capaz de contribuir na formação do aluno enquanto sujeito histórico.Outra realidade ainda dessa modalidade de ensino é a evasão escolar. Ao atrair o adulto para a escola, é preciso garantir que ele não a abandone.Certamente as altas taxas de evasão têm origem em vários aspectos, entre eles: a má formação de professores, o uso de material didático inadequado para a faixa etária, os conteúdos sem significado, as metodologias aplicadas por professores despreparados e em horários de aula que não respeitam a rotina de quem precisa estudar e trabalhar. Problemas como esses podem ser amenizados quandohá políticas públicas comprometidas com uma educação de qualidade, ao mesmo tempo em que professores passam a conhecer as especificidades desse público e usa a realidade do aluno como eixo condutor das aprendizagens.
As aulas não devem ser elaboradas de modo simplesmente a repassar informações, mas devem valorizar o saber cotidiano e ter sensibilidade para trabalhar com a diversidadedespertando o interesse do educando sobre determinado tema, tornando assim a aula o mais interessante e dinâmica possível.
Na Educação de jovens e adultos( EJA) a avaliação não pode ser igual à de outros níveis de ensino. Defendo a flexibilização do currículo para avaliar melhor. A marca da história da EJA é a marca da exclusão e submissão estabelecida historicamente entre a elite e asclasses populares no Brasil. Uma relação que perdura até hoje nas iniciativas que parecem tratar a Educação de Jovens e Adultos(EJA) como um favor, uma compensação, algo inferior, para pessoas inferiores. A avaliação não deve servir como um instrumento de tortura ou punição, mas sim uma forma de perceber os avanços e dificuldades dos alunos e como indicador para a prática pedagógica do docente, comvista a atingir uma práxis transformadora .
Paulo Freire, que representa um marco para a Educação de jovens e adultos(EJA), afirmava a necessidade de o educador (re)educar-se para atuar ao lado dos oprimidos e a seu favor. O professor deveria segundo Freire, auxiliar o aluno no seu processo de conscientização através de um procedimento pedagógico de problematização, sendo um mediador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Título: Israel e Palestina – Uma visão Política e Sociocultural
  • processos de elaboracao de politicas publicas
  • POLITICAS PUBLICAS E O PROCESSO DE CONSTUÇÃO
  • Processo de implementação das politicas publicas
  • Processo de implementação de políticas públicas
  • O processo de decisão política no brasil
  • Processo de judicialização da política
  • PROCESSO DE CONSTRUCAO DAS POLITICAS SOCIAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!