As Plantas - Ornamentais, Tóxicas e Medicinais

Páginas: 10 (2339 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
As plantas
As plantas são indispensáveis na nossa vida e na terra, isto porque elas libertam oxigénio, o que permite a respiração da maior parte dos seres vivos. Além disso, protegem os solos contra a erosão, ou seja, contra o desgaste provocado pelas chuvas ou excesso de sol. Servem de matéria-prima para a construção de mobiliário, papel, medicamentos, tintas, vernizes, perfumes, alimentação depessoas e animais. Ou seja, as plantas tem um papel significativo em nossas vidas.

Existem grandes variedades de plantas, de vários tamanhos e de feitios diferentes, há também plantas rasteiras como musgo, arbustos, árvores tanto de tamanho médio, como grandes. Algumas têm flor, como a roseira, a amendoeira, e outras não como o musgo.

Plantas Ornamentais
Cultivadas por suas belezas eexuberâncias em cores, as plantas ornamentais são muito apreciadas na arquitetura de interiores e no paisagismo de espaços externos. Acredita-se que a prática do cultivo de plantas para este fim exista a milhares de anos. Espécies como o lírio branco são uma das plantas ornamentais mais antigas e devido aos registros em pinturas da Civilização Minóica, comprovou-se isso.
Exemplos:
- Amor Perfeito
Éuma espécie do género botânico Viola que pertence à família Violaceae e inclui as espécies populares violetas e amores-perfeitos.
Suas flores são grandes e muito vistosas. As cores e combinações são muitas e variam de amarelo, azul, roxo, branco, rosa, marrom e negra (a mais comum). Apresenta ramagem macia, verde-escura e frágil. Inicia-se a floração no inverno e dura ao longo da primavera.Nome vulgar: amor-perfeito, amor-perfeito-de-jardim, violeta-borboleta.
Nome científico: Viola x wittrockiana
Uso: Ornamentação de jardins e vasos
Distribuição geográfica: A espécie tem origem na Europa e Ásia e apresenta um ciclo de vida bienal (24 meses).
-Lírio
As plantas atingem, normalmente, de 1,20 a 2 metros de altura. Várias espécies de lírios também recebemo nome de açucena.
Na corrente de pensamento chinês Feng Shui, os lírios representam o verão e a fartura, e significam o amor eterno e também significam a pureza.














Nome vulgar: Lírio; Lírio-de-um-dia; Lírio-de-são-josé; Hemerocalis; Hemerocale.
Nome científico: Hemerocallis flava L.
Uso: Ornamentação de jardins e vasos.
Distribuição geográfica: Hemisfério Norte;Europa, Ásia e América do Norte. Mais da metade das espécies são encontras na China e no Japão.
-Três Marias
É uma trepadeira nativa da América do Sul, da família das nictagináceas. Possui flores pequenas e incluídas, em grupos de três, em brácteas (folhas modificadas) vistosas brancas, rosas, vermelhas ou roxas. “Três-marias” é uma referência ao fato de, na espécie, as flores e brácteas sereunirem em grupos de três.


































Nome vulgar: três-marias, buganvília, cansarina, primavera, ceboleiro e sempre-lustrosa.
Nome científico: Bougainvillea spectabilis
Uso: Ornamentação de Jardins
Distribuição geográfica: Nativa do Brasil e disseminada pela Europa.
-Ipê
As árvores do gênero são de grande porte, decíduas. Possuem copasabertas e irregulares nos indivíduos jovens, enquanto, nos adultos, são arredondadas e elevadas. Seus troncos têm cor pardo-escuro.
"Ipê" e "ipé" provém do tupi ï'pé, "árvore cascuda" . "Pau-d'arco" é uma referência a seu uso, pelos povos indígenas do Brasil, como matéria-prima para confecção de arcos. "Ipeúva" significa, traduzido do tupi, “árvore da casca”.Nome vulgar: ipê, pau-d'arco, ipeúva e ipé
Nome científico: Tabebuia
Uso: Ornamentação de jardins e Arborização Urbana
Distribuição geográfica: Brasil, México, Guatemala e Estados Unidos




-Flor-do-guarujá
É um arbusto relativamente pequeno que produz flores pequenas e aromáticas. Floresce do início ao fim do verão. É dito que o arbusto tem um odor um pouco como camomila....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • plantas toxicas utilizadas como ornamentais
  • Plantas medicinais e tóxicas
  • Plantas toxicas
  • Plantas toxicas
  • Plantas toxicas
  • Plantas tóxicas
  • Plantas toxicas
  • Plantas Tóxicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!