as piores doenças do mundo

Páginas: 12 (2878 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2013
Nota prévia
Ao longo dos anos, a medicina registou e continua a registar numerosos avanços. Várias doenças vão deixando de causar estragos a saúde humana, com a descoberta das respectivas curas, mas apesar de todos os avanços registados, ainda há muitas doenças horríveis que não têm nenhuma forma de cura conhecida.
Neste trabalho, falaremos das piores doenças do nosso tempo, com maior focopara a sida (aids), a mais conhecida e temível entre todas as doenças incuráveis.




















Introdução

Sida é o apelido da síndrome da imunodeficiência adquirida - uma doença transmissível do sistema imune, causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).

História
O primeiro caso de sida conhecido, ocorreu em 1980 nos EUA, diagnosticado em um homossexual,passando a doença a ser tratada no início como “peste gay”, pois muita gente acreditava que só os homossexuais contraiam a sida, porque no ano em que foi descoberta, foram diagnosticados 41 casos, todos confinados a homossexuais.
A partir da 2ª metade do século XX, o número de infectados pelo sida cresceu explosivamente, e afectou com maior relevo classes como os toxicodependentes, osheterossexuais, seguindo-se os bi e os homossexuais. A doença não mais parou de crescer, e no século XXI tornou-se no maior flagelo da humanidade, com milhões de infectados.
















Desenvolvimento
Segundo alguns estudiosos, o surgimento da doença deveu-se a comportamentos errados de ordem sexual que terminariam afectando as defesas imunológicas do organismo, devido ao espermaintroduzido por via rectal e não vaginal como seria natural.
O esperma tem um efeito imunodepressor, quando em contacto directo com o sangue pelos intestinos ou rede hemorroidal, razão pela qual surgiu inicialmente nos indivíduos homossexuais que praticam sexo anal.
A sida, é uma doença para a qual não há vacinas ou cura possível, por não ser causada por um ‘vírus’ e sim por outra coisa que tem a vercom comportamentos de risco, e pode ser contraído mesmo que não haja contacto directo com pessoa infectada. Tudo depende do modo Como praticam o acto sexual.
Formas de contágio
O HIV transmite-se, de uma forma geral, através de três maneiras:
1-Através de relações sexuais desprotegidas
A principal, e mais importante, forma de transmissão do HIV de uma pessoa para outra é o contacto mais íntimoque duas pessoas podem ter – as relações sexuais. As secreções sexuais (secreções vaginais e sémen/esperma), de pessoas infectadas pelo HIV, contêm grandes quantidades deste vírus.
Embora o vírus possa ser encontrado em outras secreções corporais como a saliva, urina e suor, as quantidades de vírus (carga viral) nessas secreções são demasiado pequenas para permitir que haja transmissão.Qualquer relação sexual desprotegida (sem o uso correcto do preservativo) constitui um factor de risco para a infecção pelo HIV.
2-Através da passagem directa de sangue infectado com HIV de uma pessoa para outra
O sangue de uma pessoa infectada pelo HIV torna-se um factor de alto risco de transmissão de HIV quando introduzido no corpo através das seguintes formas:
- Através de transfusões de sangue(receber sangue)
- Através de picadas ou cortes com instrumentos cortantes ou perfurantes contaminados e não esterilizados, como seringas, agulhas, lâminas de barbear, entre outros.
- Através da compartilha de seringas e agulhas para injectar drogas ou fazer tatuagens.
- Através do contacto directo do sangue, sémen ou secreção vaginal de uma pessoa infectada com a pele lesada (com feridasabertas).
3-Através da passagem do HIV de uma mãe infectada para o seu filho
Uma mãe infectada pode transmitir o HIV para o seu filho em três fases:
Durante a gravidez (gestação)
Durante a gravidez, o sangue do bebé (feto) não se mistura com o sangue da mãe. Mas há uma troca de várias substâncias entre o sangue do bebé e o da mãe através da placenta, como o oxigénio (O2), alimentos, anticorpos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O pior dos mundos
  • A melhor e a pior coisa do mundo
  • Pior Copa do Mundo
  • Os 10 piores alimentos do mundo
  • O Pior Marketing do Mundo
  • As 10 piores epidemias do mundo
  • Um mundo pior para viver (inglês)
  • sao paulo o pior time do mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!