As Pinturas Rupestres Do Cost O Est O Voltadas Para O Oceano Atl Ntico

529 palavras 3 páginas
As pinturas rupestres do Costão estão voltadas para o Oceano Atlântico, em praia de mar bravo; o que pode nos levar a crer que talvez fosse um santuário onde os índios recorriam a uma espécie de divindade (representada nas inscrições) para pedir um bom período de pesca, ou ser uma demarcação de territórios pesqueiros. São aproximadamente 3 metros quadrados de um paredão preto, junto à praia.
Arte rupestre é o nome que se dá às figuras feitas sobre as pedras ou paredes rochosas pelos habitantes da pré-história. Podem ter como significado várias coisas, como, religião e cultura.
Os brunidores são ferramentas de aço, hematita ou ágata, que se esfregam contra um metal mais mole para endurecê-lo ou polir.

No projeto Tamar de Floripa encontramos várias piscinas, onde podemos conhecer algumas espécies de tartarugas. Em cada piscina há informações (de onde vieram, que tipo são, onde nasceram). Há também um mini museu, com fotos, cascos e peles para ver.
Com a missão de “Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, através de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove Estados brasileiros” (dados fornecidos no site do Tamar); hoje o projeto é um dos principais na conservação das tartarugas na costa brasileira.
Uma das principais causas da morte de tartarugas tem sido a pesca. Por isso hoje o projeto utiliza (em alguns locais) botes infláveis em saídas semanais, para monitorar e abordar as embarcações que atuam na pescaria. Através dele, hoje as pessoas são um pouco mais conscientes sobre a preservação desses animais.
Depois de anos de pesquisas e atividades, o projeto revela que quatro das cinco espécies (cabeçuda, de pente, oliva e de couro) tendem a recuperar sua população.
O projeto cuida de cinco espécies, sendo elas:
Oliva,

Relacionados