As particularidades dos vídeos da assessoria de comunicação colaborativa jequi 200 para o 29º festivale

Páginas: 13 (3015 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
Projetos AII - Relatório Final
Orientador: Prof. César Guimarães




As particularidades dos vídeos da Assessoria de Comunicação Colaborativa Jequi 200 para o 29º Festivale









Ana Carolina Borges de Andrade
Belo Horizonte 2012


1 Introdução
Neste trabalho, pretendo observar os sete produtos de comunicação dos jovens do Núcleo Audiovisual da Assessoria de ComunicaçãoColaborativa dos 200 anos de Jequitinhonha para o 29º Festival de Cultura do Vale do Jequitinhonha, o Festivale, que aconteceu na mesma cidade em julho de 2011. Os vídeos possuem o mesmo objetivo do evento: expressar a identidade cultural do Vale do Jequitinhonha, que vai além do espetáculo e da mostra de talentos, seguindo a direção da originalidade de expressão da sua experiência, ultrapassandoos limites dos estereótipos dos meios de comunicação de massa. Busco destacar as suas particularidades, onde eles mostram a sua identidade, a maneira com a qual se posicionam no espaço público, a partir dos métodos de trabalho da organização orientadora dos projetos, a Associação Imagem Comunitária. Como se construiu a identidade coletiva do grupo, a partir da subjetividade coletiva construída noprocesso de produção. Desta maneira, vou observar este processo de produção para entender como os jovens foram preparados para produzir a sua identidade através dos vídeos, para depois observar o seu produto. O objetivo é observar o diferencial dos vídeos dos jovens sobre a sua história e cultura, a partir da análise da sua produção.


2 A Assessoria de Comunicação Colaborativa Jequi 200 e o29º Festivale


Através de uma parceria entre AIC e UFMG, foi montado junto aos jovens da cidade de Jequitinhonha, que completava 200 anos em 2011, a Assessoria de Comunicação Colaborativa (ACC), que e visa o atendimento compartilhado e solidário às demandas de comunicação de coletivos populares, movimentos sociais e eventos culturais do Vale do Jequitinhonha. O projeto é Amparado em trêseixos teórico-metodológicos: a comunicação para a mobilização social, a democratização do acesso público às mídias e políticas públicas para a juventude, e conta com a colaboração da AIC e de outras instituições do Vale. Durante o ano de 2011, a ACC desenvolveu um projeto de comunicação para os 200 anos da cidade de Jequitinhonha.


O objetivo da ACC foi desenvolver e articular a comunicação,visando uma mobilização das pessoas da cidade nos eventos relacionados às comemorações. O grupo é formado por adolescentes estudantes de 13 a 19 anos que se voluntariaram para o projeto, participaram de um processo seletivo onde foram analisados os perfis adequados a partir do interesse e comprometimento dos jovens. Eles passam por um processo formativo longo e completo, sob a orientação deeducadores, que os apresentam novas formas de se trabalhar com tais instrumentos, em diferentes formatos, despertando a sua análise crítica nos trabalhos com meios de comunicação. A assessoria fica responsável pela realização de alguns eventos, como também na comunicação das comemorações, auxiliando a divulgação e cobertura das atividades, incluindo o seu planejamento.


Os jovens foram divididos emnúcleos, onde as oficinas do núcleo Audiovisual ficaram sob os cuidados da AIC. O objetivo é que, nos vídeos produzidos, as juventudes falem sobre suas experiências, sobre a história de suas comunidades, bem como sobre a variada produção artística e cultural que floresce no Vale. Nesse exercício de criação está o encontro do jovem com a câmera fazendo emergir o olhar deles mesmo sobre a sua região.Nesse processo, os jovens envolvidos falam sobre si e sobre seus mundos, problematizando sua própria identidade e o lugar que ocupam em sua comunidade.


O Festivale- Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha é um evento anual promovido pela Federação das Entidades Culturais do Vale do Jequitinhonha - FECAJE. A programação conta com o tradicional festival de música e também com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comunicação e suas particularidades
  • ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
  • Assessoria de Comunicação
  • Assessoria de Comunicação
  • Assessoria de comunicação
  • Assessoria de Comunicação Integrada
  • Proposta de Assessoria de Comunicação Empresarial
  • Assessoria de comunicação e marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!