AS PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS

Páginas: 28 (6914 palavras) Publicado: 19 de março de 2014

BRUNO DIRCEU VENCI
LUCIANO RIÇATTO












AS PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS
SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA UMA ORGANIZAÇÃO PRIVADA



















Londrina
2012
BRUNO DIRCEU VENCI
LUCIANO RIÇATTO


















AS PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS
SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA UMA ORGANIZAÇÃO PRIVADA




Trabalhoapresentado à disciplina 7 ADM 036 – Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração – turma 2000, do Curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina.

Responsável: Prof. Fernando Kaname Westphal/Dayanne Marciane Gonçalves











Londrina
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
0.1 Problemática e Definição do Problema 4
0.2 Objetivo Geral 5
0.3 Objetivos Específicos 5
0.4Relevância e Justificativa 5
0.5 Hipóteses 7
1 REFERENCIAL TEÓRICO 8
1.1 Surgimento das Parcerias Público-Privadas no Brasil 9
1.2 Principais Características das Parcerias Público-Privadas 9
1.3 As Potencias Vantagens das Parcerias Público-Privadas 11
1.4 Algumas Desvantagens das Parcerias Público-Privadas 12
2 RIVISÃO EMPÍRICA 13
4 METODOLOGIA 18
2.1 Classificação Geral da Pesquisa 182.2 Delimitação da Pesquisa 19
2.3 Operacionalização da Pesquisa 20
2.4 Coleta de Dados 22
2.5 Análise de Dados 23
2.6 Prováveis Limites da Pesquisa 23
2.7 Cronograma e Orçamento 25
REFERÊNCIAS 27
APÊNDICES 29
ANEXOS 31



1 INTRODUÇÃO

A Lei nº 11.079, que instituiu e regula a parceria público privada (PPP), foi publicada em 30 de dezembro de 2004, com o intuito de que o PoderPúblico encontrasse uma forma legal para realizar investimentos em infraestrutura, pois até então o mesmo estava sendo incapaz de financiar o desenvolvimento socioeconômico no Brasil.
O Poder Público encontrava-se com sérios problemas em relação a investimento em infraestrutura, ficando a população a mercê de um Estado incapaz de prestar serviços públicos eficientes e de qualidade. A nova Lei tem ointuito de constituir uma inovação para a concessão de serviços e infraestrutura, que até então era regulada pela Lei nº. 8.987/95, que trata em seu texto de uma moderna relação contratual, que prevê a divisão dos riscos entres os pares pactuados, mais precisamente entre os entes públicos e privados. É preciso esclarecer que o novo regulamento prevê a execução de projetos que envolvem grandesvalores de receita, sendo os mesmo executados a médio e longo prazo.
Resumindo, a nova Lei tenta de forma mais estratégica fomentar o desenvolvimento do país, visando o bem estar socioeconômico da população, mas é adequado citar que tais empreendimentos devem ser assumidos por grandes empresas, ou até mesmo por consórcios ou sociedades de empresas, pois os aportes financeiros passam de milhões.Neste sentido, a parceria público privada, exige de seus envolvidos a aceitação de riscos, motivo este é que se deve esta pesquisa, pois procurou-se elaborar um estudo no sentido de identificar quais são as mudanças que as empresas privadas devem tomar para poder assumir tais riscos.
Por se tratar de uma regulamentação consideravelmente nova, pois como citado acima, esta Lei foi publicada no ano de2004, então as discussões que surgem em torno desse assunto visam o interesse público e o interesse privado, sendo inevitável.

0.1 Problemática e Definição do Problema

Para a elaboração da pesquisa é necessário um amplo estudo da Lei nº 11.079/2004, que trata da celebração de contratos de parceria público privada, que envolve valores suntuosos, para elaboração e implemento de projetos paraa execução de obras de infraestrutura, bens e serviços, que possa garantir a consecução do interesse público que é previsto na mencionada Lei.
Um problema primordial consiste em identificar quais as potencias vantagens e/ou desvantagens que possa acarretar para as empresas privadas nos processos de Parceria Público Privada. Mas será que realmente ocorre tais vantagens para a empresa privada ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que a Parceria Publico privada- PPP
  • Parceria Público Privada
  • Parcerias publico privadas
  • Parcerias Público Privada
  • Parceria Público Privada no Brasil
  • parceria publico privada
  • Parceria Público-Privada
  • Contabilização das parcerias público-privadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!