As parcerias na organização do trabalho democrático na escola

Páginas: 14 (3475 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
AS PARCERIAS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DEMOCRÁTICO NA ESCOLA

Alguns estudos mostram que não há um único modelo de gestão democrática a ser adotado ou aplicado, nem uma maneira certa ou errada de dirigir uma escola, porque os interesses são distintos, dependendo da comunidade local das suas perspectivas e dos interesses dos envolvidos. Sendo assim, o gestor escolar deve criar meios parasolucionar os impedimentos entre a teoria e a prática, repensando a sua maneira de administrar, se questionando quanto às tomadas de decisões, se estas estão atendendo as necessidades da comunidade, partindo dele a atitude de trabalho cooperativo ou coletivo, respeitando as opiniões dos participantes do processo educativo.

Entretanto as atribuições da gestão escolar estão entre governo e escola,pois, para que seja realizada uma gestão democrática é fundamental compartilhar idéias, ser cooperativista, trabalhar em conjunto, ouvir e delegar sempre priorizando um ensino de qualidade onde todos os envolvidos no processo são responsáveis, em minimizar as desigualdades sociais. Ações solidárias, recíprocas, participativas e coletivas, opondo-se as fragmentações e a divisão do trabalho. O espaçoescolar é onde a troca de conhecimento se efetua dentro de uma prática construtiva da democracia no qual a atuação do diretor é a de articulador do processo organizacional, num contexto cheio de diversidades. Repensar a escola nesse sentido é o desafio a enfrentar.

A organização escolar não depende somente da direção, mas sim de todos, professores, alunos pais e funcionários, a responsabilidadecompete a todos eles. Quanto ao processo de mudanças de gestão escolar o vínculo está na política do município na descentralização da gestão educacional. A burocracia é o principal impedimento dos processos de aproximar as instituições escolares dos interesses da comunidade.

Para que se tenha organização pedagógica é essencial uma gestão qualificada a qual garanta eficiência e eficácia noprocesso de ensino aprendizagem, porém a ação colaborativa e participativa se mostra relevante quanto à obtenção do sucesso e do desenvolvimento de competências as quais viabilizam aprender com o outro rumo à democracia.

CONSELHO DE ESCOLA

Conselho de Escola é um colegiado, de natureza deliberativa e consultiva, constituído por representantes de pais, professores, alunos e funcionários. Sua funçãoé de atuar, articuladamente com o núcleo de direção, no processo de gestão pedagógica, administrativa e financeira da escola.

A regulamentação do Conselho de Escola está prevista na seguinte legislação:

- Artigo 95 da Lei Complementar 444/85;

- Comunicado SE, de 31/03/86;

-Comunicado SE, de 10/03/93;

O Conselho de Escola é presidido pelo Diretor da Escola e terá um total mínimo de20 e máximo de 40 componentes. A composição do Conselho de Escola segue a seguinte proporção: 40% de docentes; 5% de especialistas de educação, excetuando-se o Diretor de Escola; 5% dos demais funcionários; 25% de pais de alunos; 25% de alunos.

A eleição do Conselho de Escola é feita anualmente, durante o primeiro mês letivo. Os representantes de professores, especialistas de educação –diretor, vice diretor, coordenador – funcionários, pais e alunos serão eleitos por grupos de alunos e de pais, através de assembléias distintas, convocadas pelo Diretor de Escola. A eleição dos seus membros será lavrada em ata, registrada em livro próprio e com a assinatura de todos os participantes, devendo ser afixada em local visível para toda a comunidade escolar.

A escolha dos representantes dosalunos no Conselho de Escola é feita pelos próprios alunos, através de eleição entre os seus pares. Quando ela não for feita com a participação de todos os membros da comunidade escolar. A solicitação da anulação deve ser feita por escrito e protocolada junto à direção da escola. Caso a direção não tome providências, a solicitação deverá ser protocolada na Diretoria de Ensino à qual a escola...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organização do trabalho na escola
  • A organização do trabalho pedagógico na escola
  • O trabalho do pedagogo e a organizaçao do trabalho na escola
  • O PAPEL DO PEDAGOGO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA
  • Organização e gestão do trabalho pedagógico na escola
  • organizacao do trabalho na escola
  • Resenha Organização e Gestão da Escola A Escola como Organização de Trabalho e Lugar de Aprendizagem do...
  • “A importância do currículo para a organização do trabalho pedagógico na escola”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!