AS ORIGENS DA PSICOLOGIA AMBIENTAL E OS FATORES EXTERNOS

542 palavras 3 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA DA PARAÍBA – FATECPB
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE DESIGN DE
INTERIORES
DISCIPLINA
PSICOLOGIA AMBIENTAL
PERÍODO



TURMA

NOITE

HORÁRIO

N

CH

60h

PROFESSOR

FLAVIA GIANGULIO TAVEIRA - flavia.fatecpb@gmail.com

ALUNO

ELIZABETH MARY VASCONCELOS BARBOSA

SEMESTRE

2015.1

AS ORIGENS DA PSICOLOGIA AMBIENTAL E OS FATORES EXTERNOS
Autor: Luiz Soczka (org.)

Psicologia Ambiental emergiu como uma área aplicada da psicologia objetivando resolver problemas com respeito às interações ambiente-comportamento. Como é bem conhecido, duas abordagens dominaram a área (e ainda prevalecem) desde as suas origens. Uma abordagem privilegiou o estudo dos efeitos ambientais sobre o comportamento. A Psicologia do Ambiente é uma área da psicologia relativamente recente, esta procura otimizar o comportamento humano na interação com o meio ambiente. Por sua vez a sua ação estende-se por muitas das outras áreas, como a psicologia clínica, educacional, organizacional entre outras.
A Psicologia Ambiental teve origem após a segunda guerra na reconstituição das cidades origem, os seus primeiros estudos oficiais surgiram por volta de 1960. Quando falamos de Psicologia
Ambiental, não nos referimos especificamente às condições climatéricas e aos fatores de poluição como é hábito no conceito de “Ambiente”, referimo-nos a algo muito mais amplo, não obstante incluindo também esses fatores. Mas em Psicologia, Ambiente, refere-se a tudo o que envolve o ser humano e pode influenciar o seu comportamento.
Como em muitas outras áreas da psicologia o “Ambiente” está presente, a Psicologia
Ambiental pode interligar-se facilmente com essas áreas. Em Psicologia Clínica, a Psicologia
Ambiental pode proporcionar um ambiente mais propício à pessoa sentir-se bem, de forma a melhorar a relação terapêutica. Em Psicologia Educacional, a Psicologia Ambiental pode proporcionar um ambiente mais propício à aprendizagem, à motivação e à interação professor-aluno.
Em Psicologia Organizacional,

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas
  • O mito da beleza
    131529 palavras | 527 páginas