As organizações vistas como cultura

Páginas: 6 (1409 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS


Trabalho apresentado ao Curso de Administração, da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS, III Semestre como um dos pré-requisitos para avaliação da Disciplina Teoria das Organizações sob orientação do Profº jair Nascimento Santos.

FEIRA DE SANTANA
2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA– UEFS
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS

CRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL: AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO
CULTURAS

Como a metáfora da cultura se manifesta dentro das Organizações.

FEIRA DE SANTANA
2011.

Instituições Pesquisadas: Prefeitura Municipal de Serra Preta – Bahia
MetapharmaDistribuidora Farmacêutica Ltda
1.1 - Cultura e organização.
1.2 - A criação da realidade organizacional.
1.3 - Vantagens e limitações da metáfora da cultura.
2 - Considerações Finais.
“Como a metáfora da cultura se manifesta dentro das Organizações?”
Introdução.
A metáfora repensa quase todos os aspectos de funcionamento corporativo incluindo: a estratégia, a estrutura, a natureza daliderança e da administração. Quando se entende a influencia da cultura organizacional nos comportamentos do local de trabalho, percebe-se que mudança organizacional é mudança cultural e que todas as vertentes da transformação corporativa podem ser abordadas com essa perspectiva.
Em função da grande evolução cultural e fácil adaptação de idéias externas ao modelo interno, o Japão ganhou grandedestaque na indústria automobilística, eletrônica e outras manufaturas, assumindo a posição de um dos lideres mundiais, juntamente com sua representatividade no mundo, esse grandioso país, expressa para teóricos e Administradores, o quanto a cultura organizacional pode influir no resultado da empresa.
Mesmo em desacordo entre os teóricos sobre as razões dessa transformação, a maioria delesconcordam que a cultura e o modo de vida em geral no Japão desempenharam um papel importante. A cultura tornou-se o assunto mais comentado em administração na década de 1980 e início dos anos 90, levando o mundo a se interessar especialmente pela cultura e o caráter de seus próprios países e pelas ligações entre cultura e vida organizacional.
O conceito japonês de trabalho e suas relações entreempregados e organizações diferem totalmente dos ocidentais, fortalecendo ainda mais o slogan: “Japão, uma cultura de cooperação e serviço“.

Apresentação.

Para pesquisa desse trabalho, foram contatadas três instituições sendo duas de iniciativas privadas e uma de iniciativa pública: a de iniciativa pública trata-se da Prefeitura Municipal de serra preta - Bahia, Município com aproximadamente20.000 habitantes, localizado no semi-árido Ba 052 Estrada do feijão Km-57 à 162 Km de Salvador atualmente administrado pelo prefeito Municipal Adeil Figueiredo
Na iniciativa privada investigamos a Metapharma Distribuidora Farmacêutica Ltda empresa de caráter familiar localizada na Rua Juracy Magalhães, 1137, Ponto Central e que distribui medicamentos similares e genéricos em todo o estado da Bahiaa oito anos.
Face à terceira empresa privada pesquisada ter o mesmo perfil, dispensamos sua apresentação no referido trabalho, apenas colhemos dados informativos que aprimorasse o teor da pesquisa.

1.1-Cultura e Organização.

Trata-se de metáfora de relevante importância para a compreensão das organizações. Em função do descobrimento do Brasil e sua colonização norteada pelas submissões aosestrangeiros exemplificados pelas: Capitanias hereditárias, trabalho escravo e outras dependências, o poder público emana dessa cultura.
O setor público pesquisado é evidenciado por práticas provincianas obtendo o eleitorado dependente para favorecimentos próprios. Essa dependência remanesce desde os colonizadores portugueses, holandeses , franceses e demais colonizações permanecendo na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organizações vistas como culturas
  • Organizações vistas como culturas
  • Organizações vistas como culturas
  • Organizações vistas como cultura
  • Cultura Organizacional e Gestão da Mudança
  • A CRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL. AS ORGANIZAÇÕES VISTAS COMO CULTURAS.
  • A CRIAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL: As organizações vistas como cultura
  • AS ORGANIZAÇOES VISTAS COMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!