As organizações não governamentais

Páginas: 7 (1649 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014
ESCOLA TECNICA ESTADUAL DE SUZANO
TECNICO EM CONTABILIDADE

DOUGLAS ALBERTO SANTANA
JESSICA CAROLINY SENA DA SILVA




ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS








Suzano
2013

DOUGLAS ALBERTO SANTANA
JESSICA CAROLINY SENA DA SILVA






ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS



A presente pesquisa tem como um instrumento de avaliação a matéria de Tópicos Contemporâneos deContabilidade, do Terceiro Semestre do Curso Técnico de Contabilidade, sob orientação do Professor Ricardo Aldrin.




Suzano
2013

1. Organizações Não Governamentais
As organizações não governamentais (ONGs) atuam no Terceiro Setor da sociedade civil e são de caráter privado, porem sem fins lucrativos. Tem como missão a resolução de alguns problemas da sociedade, desde que sejam definalidade publica. As ONGs atuam em diversas áreas tais como: social, racial, educação, saúde, ambiental, combate a pobreza, entre varias outras.
As ONGs possuem funções importantes na sociedade, pois seus serviços chegam a locais e situações em que o Estado é pouco presente. Muitas vezes as ONGs trabalham em parceria com o Estado.
Embora as ONGs sejam chamadas de organizações Terceiro Setor é umadefinição que não fica muito clara para esse tipo de organização, pois não são necessariamente de caráter privado podem ser publicas desde que tenham como objetivo principal não obter geração de lucros, e se obter que esses lucros sejam destinados para o fins em que a organização se dedica.
2. Fundamentação Legal
A ONGs somente tem vida jurídica quando seus atos constitutivos forem registradosjunto ao Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas do município onde funcionará sua sede, de acordo com o artigo 45 do Código Civil.
Os atos constitutivos são: estatuto e ata de fundação da entidade.
A fundamentação legal é o Código Civil (Lei 10.406/02) e a Lei de Registros Públicos – LRP (Lei 6.015/73).
Ainda, cabe ressaltar que as entidades depois da sua constituição devem atualizar estatutose outros documentos pertinentes a sua vida jurídica. A falta de atualização demonstra falta de transparência e eficiência da entidade, prejudicando muitas vezes sua imagem diante de financiadores, doadores, patrocinadores e outros.



3. Contribuições, Subvenções e Doações
Os recursos financeiros utilizados pelas ONGs são, normalmente, provenientes de interações com o Estado, organismosoficiais, organismos privados internacionais, fundações nacionais e internacionais, empresas nacionais e internacionais dos diversos segmentos da economia, bem como doações que podem abranger recursos monetários ou outros tipos de recursos obtidos por essas instituições.
Esses recursos financeiros chegam às instituições do Terceiro Setor, principalmente, sob a forma de contribuições, doações,subvenções, sendo que essas modalidades de ativos podem ser assim definidas:
Contribuições – transferências voluntárias e incondicionais de ativos para uma entidade (beneficiária) advinda de outra entidade que não espera receber valor em troca e não age como um proprietário (doador). A contribuição também pode ocorrer sob a forma que cancelamento de passivos do beneficiário.
Doações – transferênciasgratuitas, em caráter definitivo, de recursos financeiros ou do direito de propriedade de bens, com finalidade de custeio, investimento e imobilizações, sem contrapartida do beneficiário. Essas doações podem ou não possuir algum tipo de restrição.
Subvenções – contribuições pecuniárias, previstas em lei orçamentária, concedidas por órgãos do setor público a entidades públicas ou privadas, com oobjetivo de cobrir despesas com a manutenção e custeio, com ou sem contraprestação de bens ou serviços pela entidade beneficiada.

4. Operações contábeis
Toda ONG é obrigada a fazer a contabilidade de acordo com os princípios contábeis
São obrigadas a ter:
Os registros contábeis de todas as operações realizadas em cada ano nos livros diário e razão;
Termos de Abertura e encerramento no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organizações não governamentais
  • Organizações Não Governamentais
  • Organizações não governamentais
  • Organizações não governamentais
  • ONG- Organizações não governamentais
  • Organizações não governamentais
  • Organizações não governamentais e terceiro setor
  • Estratégias de marketing nas organizações não governamentais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!