As organizações inovativas: como incentivar e transformar cérebros em um diferencial competitivo no mercado

Páginas: 21 (5067 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
AS ORGANIZAÇÕES INOVATIVAS: COMO INCENTIVAR E TRANSFORMAR CÉREBROS EM UM DIFERENCIAL COMPETITIVO NO MERCADO

I – Introdução

Em um cenário de descontinuidade, com um mercado caracterizado pela extrema competição, onde as empresas têm de buscar continuamente uma vantagem competitiva para perpetuarem suas existências, e onde os produtos têm um ciclo de vida cada vez mais curto, as empresasdevem estar sempre atentas a novas oportunidades, renovando-se constantemente, por vezes destruindo-se para construir-se de novo. Daí a importância do aprendizado e da geração de inovação como instrumentos de sustentação de estratégias.
A organização inovativa é exeqüível por meio de um eficiente processo de aprendizado organizacional e geração de conhecimento e inteligência. De acordo com Slater &Narver (1994:46), a capacidade superior de aprendizagem organizacional é uma fonte de vantagem competitiva imprescindível, onde a organização cria continuamente conhecimento e inteligência sobre as necessidades manifestas do mercado, onde opera. A aprendizagem organizacional, nesse caso, segundo os autores, ocorre quando indivíduos adquirem inteligência, ou quando indivíduos compartilham ainteligência com o restante da organização, ou ainda se os membros da organização alcançam uma interpretação compartilhada da inteligência, de maneira que a organização considere as mudanças no leque de seus potenciais comportamentos, baseada na interpretação compartilhada da inteligência por parte de seu corpo de funcionários e colaboradores.
Diante desse quadro, Moura (1990:72) salienta também que apessoa humana é o motor fundamental de qualquer mudança, e sem a participação do indivíduo nenhuma mudança se concretiza. Através da história, segundo o autor, as mudanças realmente fundamentais ocorridas nas sociedades, não nasceram da imposição dos governos, nem resultaram das batalhas, mas foram obtidas através de um vasto número de pessoas que mudaram suas mentes - algumas vezes apenas um pouco.Assim, a organização deve ser uma arena, onde os indivíduos tenham oportunidade de usar seus talentos em prol do próprio desenvolvimento e do desenvolvimento da organização, da sociedade. A idéia central desse estudo é a de se valorizar o aprendizado inovativo como o fator decisivo e de alta competitividade para a sobrevivência sadia da organização, sendo esta a única alternativa de solução paraenfrentamento desse cenário turbulento. Assim, salienta-se que o alinhamento com o ambiente implica em uma organização com potencial para aprender, desaprender ou reaprender coletivamente e isto torna a essência do papel gerencial um facilitador de processos de aprendizagem.
O estudo propõe um modelo de organização inovativa, cuja aplicação visa instrumentalizar as instituições, que competeminternacionalmente, a responder os desafios propostos, por um ambiente incerto e descontinuado, com ações rápidas e efetivas de forma a ampliar seu ciclo de vida competitivo.





II - Metodologia Utilizada para esse Estudo

a) Tipo da Pesquisa – quanto aos meios e fins
Visando atingir os objetivos a que esta pesquisa se propõe foi utilizado, segundo Eco(1983:23), o instrumento deaveriguação, através de um estudo teórico. Para esse estudo, foram utilizadas diversas fontes bibliográficas, apresentando objetivamente definições e conceitos envolvidos com os estudos de aprendizagem organizacional, organização aprendiz e conhecimento inovador.
De acordo com a taxonomia por Vergara(1998:44), a pesquisa que fundamenta esse estudo pode ser classificada quanto aos seus fins, como exploratóriae explicativa. Exploratória porque objetiva expor características do comportamento de aprendizagem da organização junto ao seu mercado e ao ambiente de competição gerado por este mercado; e explicativa porque visa justificar os motivos para a formação de mão-de-obra capacitada a se tornar um relevante diferencial competitivo no mercado, onde a organização atua.
Quanto aos meios, o presente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A embalagem como diferencial competitivo nas organizações
  • A motivação como diferencial competitivo nas organizações
  • TECNOLOGIAS DE HARDWARE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO ENTRE ORGANIZAÇÕES
  • Marketing verde como diferencial competitivo nas organizações
  • Planejamento Estratégico: Um diferencial competitivo no mercado
  • Logística Reversa, um diferencial competitivo para o sucesso das organizações.
  • Gestão do conhecimento: um diferencial competitivo nas organizações contemporaneas
  • A liderança como diferencial competitivo no mercado de produtos e serviços

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!