As Objeções ao diagnostico psicológico

Páginas: 3 (564 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2014
As Objeções ao diagnostico psicológico
Rogers neste tema refere-se a compreender o comportamento de um indivíduo a partir do referencial da sua estrutura interna. Rogers contrapõe o modelomedicinal que se refere à doença, ou seja, causas específicas, Já o modelo psicológico refere-se ao comportamento de um indivíduo que é causada pela sua percepção particular da realidade, e que na terapiacentrada no cliente, o verdadeiro diagnosticador é o próprio cliente.
Rogers demonstra em deixar a preocupação com o diagnóstico de lado, tendência a guiar o indivíduo, mas sim promover profundacompreensão das atitudes conscientemente no momento pelo cliente, e explorar áreas que tem sido negada à consciência.
O psicodiagnóstico fornece ao terapeuta um conhecimento intelectual a partir de umreferencial externo ao cliente. O conhecimento intelectual obtido pelo terapeuta a partir do diagnóstico não ajuda o cliente a perceber a inadequação de suas percepções nem tampouco o ajuda a experimentarnovas percepções, mais exatas e adequadas.
Na percepção deste teórico, a questão psicodiagnóstico está relacionada a certas condições como a crença de que toda condição tem uma causa precedente eque, o controle desta condição se torna mais viável quando a causa é conhecida. Na sua perspectiva, o comportamento é causado por certa percepção ou modo de perceber, e o cliente é o único capaz de umtotal conhecimento da dinâmica de suas percepções e, portanto, de seu comportamento.
‘’Num sentido muito significativo e acurado, a terapia é diagnóstico, e esse diagnóstico é um processo que sedesenrola na experiência do cliente do que no intelecto do terapeuta. E desse modo que o terapeuta centrado no cliente tem confiança na eficácia do diagnóstico’’(Rogers, 1992:256).
No livro tornar-mepessoa de Calr Rogers pontua algum de seus aprendizados, um dos quais poderíamos citar aqui ‘verifiquei ser enriquecedor abrir canais através dos quais os outros possam me comunicar os seus sentimentos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diagnostico psicologico a prática clínica
  • Princípios gerais do diagnostico psicológico
  • DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO TRINCA – WALTER
  • Contexto geral do diagnostico psicológico
  • Resumo de Diagnóstico psicológico
  • TEMAS BÁSICOS DE PSICOLOGIA, Diagnóstico Psicológico.
  • diagnostico psicologico do filme garota interrompida
  • A relevância do acompanhamento psicológico no diagnóstico do câncer de mama em gestantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!