As novas tecnologias acerca das questões da infância

Páginas: 23 (5688 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

A Criança e a Tecnologia

A era digital está mudando os estilos de vida, os comportamentos, os relacionamentos familiares e sociais e, consequentemente a saúde de todos. Hoje em dia, podemos falar que as crianças e os adolescentes vivem em dois mundos: o primeiro é aquele que todos conhecemos (o mundo real), das relações face a face sem ser por meio de tecnologias, e o segundo é o mundodigital (virtual), que parece muito mais interessante e surpreendente, oferecendo aventuras, oportunidades, a busca pela autonomia para os jovens. Contudo apresenta também, perigo e riscos à saúde quando se extrapolam os limites entre o real e o virtual, entre o público e o privado, entre a intimidade e a distorção dos fatos ou das imagens "reais".
O mundo da internet e a velocidade da comunicaçãoque oferecem tornaram-se o lugar onde todos se encontram, aprendem, jogam, brincam, brigam, trocam fotos, ganham dinheiro, começam e terminam amizades e namoros. Nesta realidade virtual, todas as pessoas podem disfarçar melhor a ansiedade, os medos e a alegria. As crianças e os adolescentes podem até ultrapassar os pais e muitos professores que nem conseguem ficar conectados nas tecnologias. Alémdisso, o idioma agora é o "internetês" com abreviaturas, emoticons e maneiras diferentes de se expressar e comunicar. Isso acaba gerando algumas dificuldades para os jovens, pois muitos nem conseguem mais escrever no papel e não sabem o que é caligrafia ou gramática. Surgindo nesses últimos tempos, novos problemas para os profissionais de saúde, educação, segurança e comunicação e pais que lidamcom as crianças e adolescentes no cotidiano.
Atualmente as crianças e os adolescentes fotografam tudo com seus sofisticados celulares, postam as fotos no exato momento que foi tirado, têm acesso a todas as informações nos seus computadores e sabem de tudo em tempo real. São ágeis, curiosos, informados e dominam a tecnologia. Porém, ainda permanece a queda do rendimento escolar, as dificuldades dodiálogo, um paradoxal isolamento no meio da rede de tantos contatos e conexões e a falta de comunicação do afeto nas famílias onde todos ficam sem saber como lidar com essa nova situação. Viver em um mundo em constante e cada vez mais acelerado de transformação tecnológica pode ocasionar riscos e problemas à saúde, durante uma fase de crescimento e desenvolvimento onde talvez a maturação cerebralseja estimulada por tantas imagens coloridas em pixels que formam confusões e também problemas de memória e de concentração.
Várias crianças e adolescentes hoje em dia, criam seus fotologse blogs e conversam em chats, trocando mensagens e que vão sendo repassadas através de seus celulares e computadores. Eles vão criando novos grupos, entretanto continuam isolados no seu mundinho virtual. Ficamconversam horas sobre tudo ou sobre nada, eles vão se revelando ou disfarçando o que não se quer revelar e inventando o que quiser. A incapacidade para distinguir o verdadeiro do falso ou o que é verdade/mentira ou real/virtual é o grande dificuldade e a fonte maior dos riscos.
O computador acaba fazendo o papel de confidente e de melhor amigo, entretanto as crianças e adolescentes estão cadavez mais sozinhos, pois as máquinas não transmitem afeto. Se eles pudessem conversar mais em família sobre tantos temas considerados tabus ainda na nossa sociedade, seguramente, não existiria na rede tanto espaço para essas conversas, que podem ser transmitida erroneamente. A linha limite que separa o uso produtivo e equilibrado da dependência da internet do uso patológico, está sim cada vez maistênue. Trata-se de uma questão de grau não só do uso quantitativo e das intermináveis horas diante do computador como também da qualidade dos conteúdos explorados na rede.
O pode facilitar a dependência no mundo virtual são o agravamento de problemas mentais, assim como o aumento das frustrações, angústias e decepções. O uso contínuo do computador pode também estimular ou corroborar transtornos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A FORMA O DE PROFESSORES ACERCA DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCA O
  • Tecnologia na infancia
  • tecnologia na infancia
  • Novas tecnologias, novas necessidades
  • Questões Acerca da Sustentabilidade
  • LEITURA E NOVAS TECNOLOGIAS: QUESTÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
  • Wittgenstein e as questões acerca da linguagem
  • Novas Tecnologias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!