AS NOVAS RELAÇÕES ENTRE CAPITAL E TRABALHO

Páginas: 3 (556 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
TRABALHO DE SOCIOLOGIA


AS NOVAS RELAÇÕES ENTRE CAPITAL E TRABALHODesde os começos dos tempos que o trabalho foi livre, foi escravo, houve o trabalho subordinado aossenhores feudais e foi evoluindo e conforme o local apresentava suas características, mas o que nos interessa foi após a revolução industrial em que o Direito do trabalho aparece como uma reaçãosocial.
Reação em razão do pensamento liberal econômico e que originou a classe capitalista.
Analisando as várias legislações trabalhistas verifica-se que em umas mais queoutras, existe maior intervenção do Estado, ora atende uma liberdade econômica em expansão, ora o afrouxamento da rigidez na legislação trabalhista adotada.
Flexibilização é ummomento de controle que se passou a usar na negociação coletiva como modo de resolver problemas e conflitos entre trabalhadores e seus empregadores, alegando-se que para gerar novos empregos é precisodesregular a economia e a legislação do trabalho.
Segundo Airton Moreira, apenas por falta de consenso que a legislação do trabalho, embora bastante modificada, não foi ainda aoprecipício, pois ela como sistema de regulação do trabalho remunerado e direto, ainda é molde.
Conforme o Fórum Capital/Trabalho de 1991, que teve a compreensão de centrais sindicais detrabalhadores e de entidades empresariais sobre a necessidade de um diálogo entre Capital e Trabalho, destaca-se o acordo que as características gerais de um novo sistema de relações de trabalho no Brasil.Cujo novo sistema deveria ser muito mais autônomo em relação ao Estado e despido das atuais características corporativistas.
O Fórum entende que o atual modelo é excessivamente controlado pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capital intelectual e seu impacto nas novas relações de trabalho
  • Novas relações de trabalho
  • AS TRANSFORMAÇÕES PRODUTIVAS E AS NOVAS RELAÇÕES DE TRABALHO
  • As novas relaçoes sociais no espaço de trabalho
  • As relações de trabalho da empregada domestica na ordem do capital
  • As novas tecnologias determinam novos relações de trabalho
  • O desenvolvimento de novas relações de trabalho na transição para o capitalismo cognitivo.
  • Nova realidade digital tem reflexos nas relações de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!