As Novas Regras do Método Sociológico

Páginas: 10 (2311 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2014
 “AS NOVAS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO”.

Se a Sociologia está para ser salva de uma crise contínua, Anthony Giddens pode ser o autor a conseguir isso. No presente trabalho, visto como complementar para o vindouro livro Política, Sociologia e Teoria Social, está indubitavelmente sua mais significante contribuição, elucidando, elegantemente e sutilmente, questões filosóficas e metodológicascríticas. O autor não considera que este trabalho é um projeto finalizado — ao invés disso, ele elimina alguns escombros filosóficos e prepara terreno para uma futura análise sociológica baseada em certas novas regras metodológicas. Esta é de várias formas uma obra oportuna, uma vez que coloca em questão a sofisticação e a efetividade das respostas que as principais correntes do pensamentosociológico podem dar para suas revoluções internas, em primeiro lugar a partir de Etnometodologia, e em seguida a partir do marxismo. Embora ele discuta estas duas correntes em relação a sua própria proposta, a força e a variedade do desafio marxista não são confrontadas detalhadamente. Giddens deve provavelmente considerar que isso já foi exaustivamente debatido em seus trabalhos anteriores sobre a teoriasocial do século XIX, bem como em seu menos conhecido “A Estrutura de Classes das Sociedades Avançadas”. No entanto, não considero que ele tenha, até o momento, demonstrado razões adequadas para se acreditar que seu projeto de reformulação das ciências sociais após o holocausto pós-positivista é realmente intelectualmente, politicamente, ou pessoalmente atraente. Ainda assim, se a "sociologiadominante" demonstrará sua superioridade perante as variadas tradições marxistas, então Giddens é provavelmente autor de uma nova teoria totalizante.
Eu o situei dentro de "sociologia dominante", mas não porque ele é um representante típico desta tendência. Pelo contrário, com o seu conhecimento abrangente da sociologia clássica, da hermenêutica e teoria crítica alemãs, das escolas fenomenológicase etnometodológicas, e das filosofias anglo-americanas da ciência e da ação, Giddens é atípico. No entanto, seu projeto é irremediavelmente e conscientemente sociológico. O objeto de sua teoria é a "sociedade"; o desenvolvimento de um conjunto de conceitos e proposições relacionados a sua produção e reprodução em geral. O autor possui objeções em relação ao marxismo, porque nesta teoria osconceitos de conflito e poder estão indissoluvelmente ligados aos de interesses de classe gerados no seio de uma ou outra forma de sociedade ou modo de produção. Essa limitação, segundo Giddens, fatalmente revela uma falha no projeto marxista. Para o autor, o objetivo da sociologia é desenvolver conceitos aplicáveis​​, relacionados à vida social, à natureza da ação humana, das estruturas e dossignificados, às normas, ao poder e da forma geral em que se estabelece a relação entre a sociologia e o raciocínio sociológico prático.
Agora irei sumariamente (e inadequadamente) resumir alguns aspectos do texto seguindo a própria ordem da exposição de Giddens. Ele começa por notar como a autoconsciência sempre foi considerada um incômodo por sociólogos com inclinação positivista. Ela sempre foi vistacomo algo a ser evitado ou minimizado. No entanto, dentro de várias tradições alternativas, as bases sociais e linguísticas da reflexividade ou autoconsciência, têm sido centrais. A autocompreensão tem sido vista, ao mesmo tempo, como a compreensão do outro alcançada pelo intermédio prático da linguagem, através das “formas de vida” em que os atores estão imersos. Dentro dessas perspectivasalternativas, Giddens inicialmente discute Schutz, Garfinkel e Winch. O primeiro é criticado em razão de uma ambivalência entre as problemáticas que acabamos de mencionar de um mundo intersubjetivo que é uma pré-condição para a autocompreensão, e uma fenomenologia, nos moldes de Husserl, enraizada no ego transcendental. Garfinkel, de forma bem resumida, é parcialmente criticado por uma noção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • As Regras do Metodo Sociologico
  • Durkeim
  • Resenha: as regras do método sociológico
  • As regras do método sociológico
  • Regras do Metodo Sociologico
  • As Regras do Método Sociológico
  • As Regras do Método Sociológico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!