AS NOVAS REGRAS DO ACORDO ORTOGR FICO DA L NGUA PORTUGUESA ENTRARAM EM VIGOR EM 1 DE JANEIRO DE 2009

1164 palavras 5 páginas
AS NOVAS REGRAS DO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA ENTRARAM EM VIGOR EM 1º DE JANEIRO DE 2009. A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2013, A ESCRITA ANTERIOR SERÁ CONSIDERADA ERRADA.

ALFABETO
De acordo com as novas regras de ortografia, nosso alfabeto tem 26 letras: a (á), b (bê), c (cê), d (dê), e (é), f (efê), g (gê), h (agá), i (i), j (jota), k (ká), l (ele), m (eme), n (ene), o (o), p (pê), q (quê), r (erre), s (esse), t (tê), u (u), v (vê), w (dáblio), x (xis), y (ípsilon), z (zê).

EMPREGO DAS TERMINAÇÕES IANO E IENSE Conforme o Acordo Ortográfico, algumas terminações EANO e EENSE mudam para IANO e IENSE: acriano (do Acre), torriense (de Torres). Se a palavra original for oxítona e terminar em e tônico, prevalecerão as terminações EANO e EENSE: guineense (de Guiné-Bissau).

TREMA
O trema (¨), sinal usado para indicar que o u dos grupos gu e qu devem ser pronunciados, foi abolido em palavras portuguesas ou aportuguesadas. Por exemplo, a palavra cinqüenta que era escrita com trema, pela nova regra será cinquenta.
O trema permanece em nomes próprios estrangeiros e seus derivados. Exemplos: Müller – mülleriano / Hübner – hübneriano.

HÍFEN
O hífen (-) é empregado em palavras compostas (guarda-chuva), na união do pronome ao verbo (amo-te), na separação de sílabas (pi – tan- ga) e na separação de sílaba no final de linha.
No Acordo Ortográfico, o hífen foi o que mais sofreu alterações.

Uso do hífen
1. Prefixos e falsos prefixos terminados em vogais
Emprega-se o hífen nos compostos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual ou por h: anti-inflamatório, arqui-inimigo, micro-ondas, micro-ônibus, anti-higiênico.

2. Prefixos e falsos prefixos terminados em vogal e o segundo elemento começa por vogal diferente
Não se emprega o hífen: autoajuda, extraescolar, infraestrutura, semiaberto, ultraelevado.

3. Prefixos e falsos prefixos terminados em vogal e o segundo elemento começa por s ou r
Não se emprega o

Relacionados