AS NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS ÁSREAS RURAIS

2530 palavras 11 páginas
AS NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS ÁREAS RURAIS
O espaço rural é considerado como um espaço atractivo e sustentável. A diversidade associada à multifuncionalidade traduz: - A manutenção da biodiversidade; - A criação de emprego; -A fixação da população; -A criação de riqueza através de novas oportunidades de negócio.

O turismo no espaço rural(TER) permite directamente ou através de potencializar a dinamização de outras actividades económicas -> crescimento e desenvolvimento das áreas rurais
Consequências para as áreas rurais: -Permite a melhoria da qualidade de vida da população local; -Incentiva a construção de infraestruturas e equipamentos de apoio; -Gera emprego e fixa a população local; -Aumenta o intercâmbio cultural; -Permite a preservação do património histórico e cultura.

O turismo no espaço rural: conjunto de actividades e serviços de alojamentos em empreendimentos familiares destinados turistas, em espaço rural-> preservando, recuperando e valorizando o património arquitectónico, histórico, natural e paisagísticos dos respectivos locais e regiões onde se situam atrás da reconstrução, reabilitação ou ampliação de construções existentes de modo a assegurar a sua integração na envolvente.
No TER inserem-se várias modalidades:
Casas de Campo- situadas em aldeias e espaços rurais; traço, materiais de construção, características da arquitectura típica local; casas rurais ou cabanas nas montanhas
Agroturismo- situados em explorações agrícolas; permitem aos hóspedes o acompanhamento e conhecimento da actividade agrícola e até a sua participação nos trabalhos ai desenvolvidos.
Hotéis rurais- empreendimentos turísticos que cumprem os requisitos de estabelecimentos hoteleiros; destinam a prestar serviços de alojamento a turistas; preservando, recuperando e valorizando o património arquitectónico, histórico, natural e paisagístico.
Turismo de habitação- estabelecimentos de natureza familiar instalados em imóveis antigos particulares ou palacetes.
Turismo

Relacionados