As novas descobertas de petróleo no golfo da guiné

Páginas: 19 (4519 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
CENTRO CENTRO UNIVERSITÁRIO Vila Velha
CuRSO DE Relações Internacionais



shalom confessor de aguiar do amaraL












AS NOVAS DESCOBERTAS DE PERÓLEO NO GOLFO DA GUINÉ






















VILA VELHA
2006
CENTRO UNIVERSITÁRIO Vila Velha
CURSO DE Relações Internacionais



shalom confessor de aguiar do amaral











AS NOVASDESCOBERTAS DE PERÓLEO NO GOLFO DA GUINÉ




Trabalho Apresentado como requisito para obtenção de nota bimestral do curso de Relações Internacionais, disciplina: seminário em Relações Internacionais II sob orientação da professora Viviane Mozine.












VILA VELHA
2006












“A minhamaior preocupação não é sobre quando Deus está do nosso lado. A minha maior preocupação é estar do lado de Deus.”
Abraham Lincoln



















Introdução




A política mundial está entrando em uma nova fase. Há uma rota de colisão que tem ameaçado o sistema internacional moderno e despertado interpretações e especulações diversas acerca do seuponto de ebulição. O fim da história de Fukuyama[1], as rivalidades provenientes de Nações-Estados, o declínio do Estado-Nação face aos conflitos entre tribalismo e globalismo, o choque das civilizações de Samuel Huntington[2], entre outras vertentes despontam para uma real aceitação por parte dos intelectuais acerca da iminência de uma colisão frontal desestabilizadora no sistema internacional.O aparente consenso dos pensadores da ciência política e estratégia militar apontam para uma crescente aneura na política mundial firmada na rapidez do armamentismo mundial, na formação das alianças político-comerciais dos Estados e no surgimento de blocos culturais e religiosos, mas a questão geopolítica energética tem roubado a cena nas últimas décadas e tem modificado estratégias políticastradicionais de Estados redefinindo seus interesses nacionais.
Os crescentes investimentos em pesquisas para a descoberta de possíveis campos e áreas de produção e exploração de petróleo têm ocorrido na mesma velocidade em que governos se conscientizam da preciosidade e da dependência de caráter finito que têm do hidrocarboneto e suas variações, representando portanto, uma demanda cada vez maisinsustentável de disputas político-comerciais acerca do preço e de influências geopolíticas sobre áreas de impacto das commodities petrolíferas.
O fato é que os contenciosos recentes ocorridos da última década entre a Rússia e União européia, Brasil e Bolívia, EUA e Venezuela/Irã e as cada vez mais freqüentes manifestações da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), tem sidofatores veementes de constantes oscilações e consequentemente, de aumento efetivo e substancial do preço do Petróleo, causando ainda maior desconforto em governos que tentam manter o seu grau de aprovação junto ao eleitorado contrabalanceando o dilema de ter que repassar os valores do barril ao consumidor final.
Se a questão fosse encarada de simples forma eleitoreira, seria um viés até um tantosimplista, mas se visto do paradigma de Estado, a iminente crise energética representa mais do que questões de sustentação de partidária, e sim da existência do poder supra partidário, o poder do Estado-Nação. Não é por mero acaso que quando se trata de energia vemos não somente os partidos governantes empenhados no assunto, mas podemos observar até mesmo, oposições dando as mãos na defesa do Statusquo e do interesse e da segurança nacional.
As descobertas de petróleo na África parece reinserir o continente na dinâmica das relações comerciais mundial, e tem despertado a atenção dos países desenvolvidos realinhando estratégias comerciais nacionais no mundo ocidental. Um relatório do Vice-Presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney sobre Política Nacional de Energia dos Estados Unidos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A geopolítica do petróleo: a importância do golfo da guine na geopolítica energética no século xxi
  • Derramamento de petroleo no golfo do mexico
  • Vazamento de petroleo no golfo do mexico
  • Golfo Pérsico : A Geopolítica do Petróleo
  • Vazamento De Petróleo No Golfo Do México
  • Vazamento de Petróleo Golfo do México
  • A descoberta e a Formação do Petroleo
  • Prospecção e descobertas do petróleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!