AS NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES E O MERCADO DE TRABALHO

Páginas: 6 (1430 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS................................................................................................................ 8





















1 INTRODUÇÃO


Nas últimas décadas houve uma grande transformação na composição sexual do mercado de trabalho e nas práticas de conciliação entre trabalho eresponsabilidades familiares. A partir das décadas de 1980 e 1990, o modelo tradicional de família, do homem provedor e da mulher dedicada aos afazeres do lar, foi sendo substituído por um modelo no quais mulheres e homens se inserem no mercado de trabalho, para prover o sustento da família em face da crise econômica que o Brasil estava passando.
Este novo modelo de família criou novasoportunidades para que as mulheres se inserissem no mercado de trabalho, para que as configurações da família tradicional lidassem com as mudanças, e para que novas configurações de família surgissem, onde a hierarquização e poder que partiria do homem fosse compartilhado com as mulheres trabalhadoras e donas de casa, ou nas situações em que a mulher assumiria a chefia da casa assumindo o papel deprovedora do lar.
Os conflitos que se instalaram, a partir das demandas competitivas entre trabalho remunerado e cuidados familiares, deram origem a diferentes soluções. No Brasil que estava passando por uma reestruturação de seu mercado de trabalho para se tornar mais competitivo e para conciliar suas medidas com o desemprego e a precariedade das relações trabalhistas, a inclusão da mulher foi dada deuma maneira automática como resposta para suprir a desvalorização da renda do esposo. O que se percebeu nesse período foi a ausência do desenvolvimento de políticas públicas que apoiassem a conciliação de trabalho e família, atenuando os efeitos negativos das transformações sobre a igualdade de gênero. Deste modo, o governo desempenhou um papel mínimo no suporte às famílias, perpetuando a crençade que os cuidados com a família é um assunto privado e, sobretudo afeito às mulheres.


2 DESENVOLVIMENTO


Desde meados da segunda metade do século XX entre os anos de 1970 à 1990, a sociedade brasileira vem sendo marcadas por densas mudanças nas relações de trabalho e nos processos produtivos. O modelo fordista de industrialização sofreu grandes alterações, pois as novas transformaçõesnos setores produtivos industriais se ancoram nas transformações que dependem cada vez mais da capacidade de inovação, de melhoria no processo de produção, como resultado tendo um produto de qualidade, de maneira a favorecer a flexibilização e elevar a produtividade.
Este era o contexto da crise do capital vivenciada no Brasil, e como resposta, medidas neoliberais foram tomadas para fortalecer aeconomia e conter as altas taxas de inflação. Como conseqüência o mercado de trabalho passa por uma reestruturação produtiva que acarretou: o desemprego formal, a precarização do trabalho, além da degradação da renda do trabalhador médio e assalariado. O que se viu no Brasil a partir dos anos de 1980, foi uma economia mais internacionalizada e sua dinâmica interna cada vez mais limitada pelaexclusão e concentração de renda, o país perdia o fôlego de crescimento, sua economia entrara em recessão. O desemprego e a precarização cresceram no período de retração das atividades devido às intensas oscilações do ciclo econômico e do processo inflacionário, pois nos períodos de crise a primeira medida das empresas é a redução dos custos com a redução de mão de obra. Entretanto, foram preservadasas estruturas: industrial e produtiva.
Já na década seguinte, as mutações e os avanços tecnológicos já eram notórios e tornavam-se mais intensificados, aumentaram as diversificações nos setores de trabalhos, a produção industrial compartilhou suas vagas com o setor de serviços. Houve doravante, uma redução da mão de obra assalariada, além de uma acentuada queda das ralações formais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mulher nu mercado de trabalho e as configurações familiares
  • As novas configuraçõe familiares
  • novas configurações familiares
  • Novas configurações familiares
  • novas configuracoes familiares
  • As novas configuracoes familiares
  • resumo as novas configurações familiares
  • Novas configurações familiares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!