As noções dos valores na construção da cidadania

Páginas: 7 (1552 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
[pic]

Serviço Social

CLAUDIA SILVA
DANIELA NASCIMENTO
DEUSDETE SOARES
ERIVAN SILVA
FABIANNA OLIVEIRA
FABRINNI XAVIER
JAMILE BRANDAO
JEILZA MATOS
MANUELA SANTOS
MARISA MIRANDA
SAMIRA GALVAO
SARA FRANKLIN
THAIS SANTOS
VITOR FONSECA

DENGUE

Jequié- BA
2011

CLAUDIA SILVA
DANIELA NASCIMENTO
DEUSDETE SOARES
ERIVAN SILVA
FABIANNA OLIVEIRA
FABRINNI XAVIER
JAMILE BRANDAOJEILZA MATOS
MANUELA SANTOS
MARISA MIRANDA
SAMIRA GALVAO
SARA FRANKLIN
THAIS SANTOS
VITOR FONSECA

DENGUE

Trabalho apresentado ao de Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Formação Social, política e Econônima do Brasil orientado pelo professor: Gleiton Lima e pela tutora: Sheila Borba.

Jequié- BA

2011Súmario

Introdução

O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. Hoje é uma das doenças com maior incidência nopaís, atingindo a população de todos os estados, independentemente da classe social. Nesse cenário, torna-se imperioso que um conjunto de ações para a prevenção da doença seja intensificado, permitindo assim a identificação precoce dos casos de dengue, a tomada de decisões e a implementação de medidas de maneira oportuna, a fim de principalmente evitar óbitos. Preservar a vida humana é obrigaçãode todos.
Uma pesquisa, está sendo realizada pela Prefeitura de Campo Grande e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), para testar uma vacina contra a dengue, e tudo indica que iniciará em outubro com duração de quatro anos. Cento e cinqüenta crianças, entre 9 e 16 anos, estão sendo assistidas por um médico infectologista, por um ano. Se elas apresentarem febre por até doisdias consecutivos, passarão por exames clínicos, para saber se além dos meses mais críticos, a dengue se apresenta em outros períodos.
O objetivo é identificar as doenças que causam febre na população.
O documento para a realização da pesquisa foi assinado dia 22 de julho, e se intitula “Vigilância prospectiva de doenças febris em área endêmica para dengue em Campo Grande”.Desenvolvimento
A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clinico, incluindo desde formas inaparentes ate quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Dentre estes, destaca-se a ocorrência de febre hemorrágica da dengue, hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque.
Na dengue, a primeira manifestação é a febre,geralmente alta (39oC a 40oC)
de inicio abrupto, associada a cefaléia, adinamia, mialgias, artralgias, dor retro orbitaria, com presença ou não de exantema e/ou prurido. Anorexia, náuseas,
vômitos e diarréia podem ser observados por dois a seis dias. Alguns pacientes podem evoluir para formas graves da doença e passam a apresentar sinais de alarme da dengue, principalmente quando a febre cede,os quais precedem as manifestações hemorrágicas graves. As manifestações hemorrágicas como hipóstase, petequias, gengivorragia, metrorragia, hematemese, melena, imatura e outros, bem como a plaquetopenia podem ser observadas em todas as apresentações clinicas de dengue. E importante ressaltar que o fator determinante na febre hemorrágica da dengue e o extravasamento plasmático, que pode serexpresso por meio da hemoconcentração, hipoalbuminemia e ou derrames cavitarios.

ORÍGEM

O nome dengue, originou-se na Espanha e significa “melindre”, “manha”, devido ao estado de moleza e prostração em que fica o infectado pelo arbovírus. É transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, originário da África e surgiu na América na época da colonização.

CAUSA

A dengue pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As noções dos valores na construção da cidadanias
  • As noções dos valores na construção da cidadania
  • REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS NOÇÕES DOS VALORES NA CONTRUÇÃO DA CIDADANIA
  • Ética e cidadania: a importância da construção de valores na escola e na sociedade.
  • Noções de Cidadania
  • Noções de valor
  • Nocoes de valores ( os valores e o direito).
  • Valores e Cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!