As mulheres no brasil impérop

Páginas: 12 (2934 palavras) Publicado: 5 de junho de 2011
INTRODUÇÃO
A situação das mulheres no período Imperial (1822 - 1889) não diverge muito da vivida durante o sistema colonial. A sociedade continua dividida tendo como um de seus critérios o sexo: os homens eram tidos como superiores independentes de sua classe social, a simples condição de ser homem o tornava mais importante e lhe dava uma serie de direitos aos quais as mulheres não teriamacesso, como por exemplo, o direito de votar – de ser considerado cidadão.
A condição das mulheres burguesas no período Imperial era a condição de estar submissa a regras e códigos de conduta e boa postura. Estar constantemente vigiada e analisada por aqueles ao seu redor para que não cometessem erros e nem se desviassem daquilo que lhes era imposto pelo pai ou pelo marido já que a imagem do homempúblico dependia muito da conduta que as mulheres – esposa, sobrinhas, tias, filhas, irmãs - a sua volta levavam.
Ser mulher burguesa implicava em carregar nas costas a responsabilidade pelo sucesso de sua família. A burguesa era a mulher submissa ao marido, o retrato da dedicação ao lar, aos filhos – o tesouro do homem que buscava manter ou elevar seu status social. A mãe burguesa era também aresponsável pela educação de seus filhos, era ela quem deveria garantir que eles não ficassem soltos sob a influência de amas, negras, estranhos ou “moleques” de rua que eram vistos como mau exemplo a seguir.
As mulheres negras – as escravas - tiveram papel importante na luta abolicionista e na preservação da cultura africana em solo brasileiro, já que muitos rituais, por exemplo, os religiososdependiam de mulheres para que fossem realizados. É durante o Império que é formulada a “Lei do Ventre Livre” que declara a condição de livre os filhos da mulher escrava nascidos a partir da data em que a lei foi sancionada. A mulher negra também se encontrava ligada a prostituição, obrigada pelos seus senhores que visavam aumentar sua renda.
A prostituição era vista como o “mal necessário”, a ela eramligados conceitos de moralidade: a mulher boa e pura deveria ser o oposto da prostituta. A prostituição era também a classe responsável por fazer durar um casamento puro, já que assim os homens poderiam desfrutar de carícias que eram vistas como pecaminosas fora do casamento. Além de mulheres escravas a prostituição abrigava mulheres cujos maridos eram idosos e não poderiam sustentá-las, viúvas esuas filhas, e também estrangeiras.

A MULHER BURGUESA
A mulher burguesa era a mulher urbana elitizada, ela vivia reclusa nos domínios de casa – espaço privado. Estava sempre acompanhada por mais alguém como uma dama de companhia, seu pai ou seu marido para não ser vista sozinha, pois isso denegriria sua imagem de puritana. Assim sua conduta era constantemente submetida aos olhares e análisesda sociedade.
A educação da mulher burguesa era uma educação puritana, baseada nas normas e ensinamentos da Igreja Católica que naquela época possuía forte influência sobre as famílias. A virgindade de uma mulher burguesa era fator decisivo em um casamento de alta classe, a mulher virgem era vista como objeto de importante valor econômico e político.
Desde seu nascimento as mulheres eraminstruídas para que no futuro pudessem se tornar boas esposas e boas mães. Aprendiam a ler e escrever, tocar instrumentos, cantar e governar as tarefas que deviam ser realizadas em uma casa.
O casamento da mulher burguesa era arranjado mediante conveniências sejam elas políticas ou econômicas, embora houvesse exceções e algumas uniões se dessem por amor – um conceito que começa a ganhar força tambémnesta época. A esposa era vista como um bilhete para a ascensão ou manutenção do status social de um homem, tendo em consideração de que um homem quando casado e possuidor de família era visto como mais confiável do que homens solteiros. Assim, era mais fácil ao casado conquistar espaço em cargos públicos ou outros que exigissem confiança de seus empregadores.
Em um aspecto econômico o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mulheres no Brasil
  • mulheres que mudaram a historia do brasil
  • A MULHER NEGRA NO BRASIL
  • A EVOLUÇÃO DA SAÚDE DA MULHER NO BRASIL
  • Violência contra a mulher no Brasil
  • A mulher e a educação no brasil
  • 25 conquistas das mulheres no Brasil
  • Desigualdade entre homens e mulheres no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!