As Mis Rias Do Processo Penal De Francesco Carnelutti MARCELO Np1

1595 palavras 7 páginas
As Misérias do Processo Penal de Francesco Carnelutti

As misérias do processo penal, Demonstra a sensibilidade de um grande Jurista ao abordar temas delicados como a vida do preso na penitenciária, a responsabilidade do Juiz perante os casos concretos, bem como a parcialidade do defensor e do acusador. O livro é dividido em subtítulos, onde o autor relata experiências presenciadas a cerca do Processo Penal quando ainda era criança, e também relaciona o cotidiano com passagens bíblicas.

As misérias do Processo Penal, faz uma análise, acerca dos elementos do processo penal e de seu caminho, terminando sua análise com a libertação do preso e concluindo a sua obra. O autor apresenta uma visão mais humanista do processo penal e de seus participantes. Critica, as visões que considera de “incivilidade” da população em e defende, em grande parte da obra, o acusado, que sofre com as implicações do processo penal, com a prisão e com a concepção que as pessoas passam a possuir dele. Logo no prefácio, o doutrinador compara o processo penal a um espetáculo de cinema ou a um circo dos tempos de Roma, em virtude da fascinação que provoca no grande público, ávido por seus detalhes e sem preenxergando o acusado como um homem fictício ou, ainda, de outra raça ou outro mundo. O Autor compara, ainda, ao longo da obra, o processo a uma tortura, que destrói os indivíduos em pedaços e o dá como comida às feras.

Segundo o autor, a civilidade está relacionada ao conhecimento, e que este traz o benefício para a humanidade, porém muitas vezes o saber excessivo pode desviar o caminho de um homem, deixando o bem para seguir o mal. O autor diz que a mídia atualmente transmite as condutas criminosas em abundância, dando aos telespectadores uma impressão de que a quantidade de delitos está acima das boas ações, onde no decorrer do tempo o Processo Penal vem chamando à atenção e despertando muitos interesses.

Carnelutti diz que o Processo Penal serve de uma escola de

Relacionados