AS MELHORES PRATICAS DO CODIGO DE GOVERNAN A BRASILEIRO 3

703 palavras 3 páginas
AS MELHORES PRATICAS DO CODIGO DE GOVERNANÇA BRASILEIRO

ORIGENS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA

Acredita-se que a Governança Corporativa surgiu no início do século 20 nos Estados Unidos, naquela época, tal período foi marcado pela integração aos dinamismos do comércio internacional, assim como pela expansão das transações financeiras em escala global, de modo que as companhias foram passando por sutis remodelagens em seus métodos de gestão para acompanhar as mudanças para readequação de sua estrutura de controle.
Sendo assim, a Governança Corporativa surgiu para intermediar e evitar o conflito de agência, tal situação acontece quando o proprietário da empresa delega a um administrador o poder de decisão sobre a empresa, tal situação levanta diversos conflitos entre os grupos dentro da organização pois cada grupo terá uma visão daquilo que será melhor para o negócio. Sendo assim, o código de Governança Corporativa vem com a finalidade de estabelecer princípios para nortear a administração das organizações, de modo a diminuir tais conflitos. A Governança Corporativa então, preocupa-se em criar mecanismos eficientes para driblar estes problemas, sejam estes mecanismos de monitoramento e de incentivos para assegurar que o administrador esteja sempre de acordo com o melhor interesse da empresa.

CONCEITO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa têm por finalidade converter princípios em recomendações objetivas, adequando interesses com foco em preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para perenidade da instituição. O Código Brasileiro de Governança Corporativa traz quatro princípios básicos para

Relacionados

  • Governança de TI
    9155 palavras | 37 páginas