AS MANIFESTAÇÕES EMOTIVAS NA CRECHE: COMO O PROFESSOR E ADIS LIDAM COM ELAS?

7188 palavras 29 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE EDUCAÇÃO

AS MANIFESTAÇÕES EMOTIVAS NA CRECHE: COMO O PROFESSOR E ADIS LIDAM COM ELAS?

Projeto de pesquisa sob a orientação da Profa. Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, apresentado pelas alunas Lucicleide Maria da Silva e Vera Lúcia S. Silva, como pré-requisito para a obtenção de nota na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, ministrada pela profª Liliane.

Lucicleide Maria da Silva1
Vera Lúcia dos Santos2
Sandra Patrícia Ataíde Ferreira3

RESUMO: Este teve como objetivo verificar como os profissionais de Educação Infantil lidam com as manifestações emotivas das crianças de creches, observando sua interação afetiva com os educandos, buscando para tanto, conhecer suas concepções de emoção e afetividade. A pesquisa está baseada em uma abordagem qualitativa e foi realizada em uma creche do bairro de Casa Amarela, no município de Recife. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com um docente e dois ADIs (Auxiliar de desenvolvimento Infantil). Os resultados apontaram que os profissionais investigados têm uma boa relação afetiva com as crianças e que a forma como lidam com as manifestações emotivas dessas crianças está intimamente ligadas à forma de lidarem com as próprias emoções; contribuindo para que os educandos conheçam a si e ao outro, e saibam usar adequadamente as suas emoções.

Palavras-chave: Educação Infantil; creche; manifestações emotivas; crianças; profissionais da educação.

INTRODUÇÃO

Na Europa, enquanto a família ocupava um espaço privilegiado em relação aos cuidados e educação da criança pequena, a creche constituía-se um local sem valor próprio. Caracterizava-se como uma instituição emergencial e, ainda, segundo Haddad (1991), atuava de forma extremamente precária: havia insuficiência de recursos, má qualidade de atendimento, quadros profissionais deficitários – sem formação específica e composta, muitas vezes, por

Relacionados