AS MANIFESTACOES

Páginas: 8 (1865 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL


….....................................
….........................................
…..............................................…....................................................


TEMA: AS MANIFESTAÇÕES










Cidade
2013








TEMA:
AS MANIFESTAÇÕES







Trabalho Disciplinar apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 1º Semestre.

Orientadora:….......................


Cidade
2013

SUMÁRIO




INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
CONSIDERAÇÕES FINAIS 08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO


Deparamo-nos atualmente com uma sociedade extremamente desenvolvida em termos tecnológicos e, ao mesmo tempo, bastante rudimentar em determinados aspectos sociais, carecendo de mecanismos ou ações que cobrem a observação dosprincípios democráticos.
Para amenizar esta realidade, torna-se necessário democratizar a própria democracia, sendo uma das formas para atingir este fim a participação popular nas mais variadas esferas de governo.
Nesse processo, a sociedade civil tem papel fundamental. Apresentando-se na forma organizada, por meio de manifestações.
Vivencia-se uma fase em que as necessidades individuais ecoletivas do cidadão são, em determinados momentos, ocultadas por um capitalismo evidentemente explorador. À medida que se aprimoram todos os mecanismos de obtenção de lucros, obviamente que aumenta desequilibradamente a desigualdade social.
Surge uma percepção de que, apesar de existir um regime democrático que assegure liberdade a todo o cidadão, os meios disponibilizados para que este possa exerceresta liberdade são extremamente limitados. Como tentativa de resistência, surgem as manifestações, buscando assegurar a proteção social de direitos a toda a população, reivindicando constantemente e de várias formas.

DESENVOLVIMENTO


A evolução social, cultural e política acontece rapidamente. O processo tecnológico fez com que as modificações e adequações ocorressem de uma hora pra outrasem serem percebidas. O processo de evolução é rápido e automático em todas as áreas. Sendo assim, que as manifestações acompanharam também esta evolução. As manifestações evoluíram conjuntamente com os demais ramos e setores. A necessidade fez com que elas também acompanhassem o processo.
Com as tecnologias à disposição, especialmente a internet, a comunicação entre cidadãos de todo o planetatornou-se extremamente facilitada e acessível. Tal tecnologia é utilizada pelos manifestantes, que agora passam a se organizar em redes sociais, unificando os interesses e as reivindicações. Segundo Gohn, os movimentos sociais,
Criaram e desenvolveram, nos anos 90, redes como outros sujeitos sociais, assim como redes dentro do próprio movimento popular propriamente dito, destacando os movimentosque atuam na questão da moradia. Nas redes com outros sujeitos destacam-se as tecidas com o campo sindical, o campo institucional de outras entidades sociais, o campo político-partidário, o campo religioso, o campo das ONGs. Quer dizer, os movimentos populares criaram, ou ampliaram, ou fortaleceram, a construção das redes sociais. (2004, p. 23)

Ainda para Gohn (2010, p. 247), os movimentossociais, hoje as manifestações são históricos e se configuram de formas diferentes, no tempo e no espaço. É uma ação dos homens na história. “Esta ação envolve um fazer, por meio de um conjunto de procedimentos, e um pensar, por meio de um conjunto de ideias que motiva ou dá fundamentação à ação”.
Assim as manifestações são mecanismos que os cidadãos utilizam para reivindicar e ver reconhecidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifestações
  • manifestações
  • Manifestações
  • manifestações
  • Manifestaçoes
  • manifestações
  • manifestações
  • manifestações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!