As Maiores Amea As Caatinga S O A Extra O Da Madeira Para Produ O De Carv O E Constru O Civil

250 palavras 1 página
As maiores ameaças à caatinga são a extração da madeira para produção de carvão e construção civil, as queimadas na agricultura, a caça e apreensão de animais silvestres. É um bioma frágil, que está entre as regiões naturais do país com menor proteção.
Além da degradação da vegetação natural, a fauna da Caatinga tem sido duramente afetada pela caça, para comercialização ilegal da carne e pele, e pela apreensão de aves para o comércio clandestino. Várias espécies já se extinguiram na região, como a ararinha azul, e muitas outras estão se tornando cada vez mais ameaçadas.

Encontra-se esse tipo de bioma em dois lugares distintos: os campos de terra firme (savanas de gramíneas baixas) são característicos do norte da Amazônia,
Roraima, Pará, Ilha do Bananal e Ilha de Marajó, enquanto os campos limpos
(estepes úmidas) são típicos da Região Sul.
Os campos sulinos, conhecidos como pampas ou pradarias, abrangem o centro-sul do estado do Rio Grande do Sul, que apresenta clima subtropical, com verão muito quente e inverno rigoroso.
É formado por vegetação rasteira ou arbustiva, constituída principalmente por gramíneas e pequenas árvores esparsas. Sua biodiversidade animal é bastante típica, mas não muito rica, pois é formada basicamente por roedores, felinos e aves.
Muitas áreas desse bioma já foram descaracterizadas pela ação humana, devido à pecuária extensiva (que desgasta o solo), ao plantio de soja e trigo (que diminui a fertilidade do solo) e aos desmatamentos e queimadas irregulares (que causam erosão, perda de matéria orgânica e desertificação).

Relacionados