As Lunetas Constituem O Rg O De Visada Dos Teodolitos

1788 palavras 8 páginas
As lunetas constituem o órgão de visada dos teodolitos.
De maneira geral, de acordo com o sistema ótico, as lunetas podem ser: astronômicas - dão imagem melhor porém, invertidas ou terrestres - dão imagem direta. Estas últimas, embora proporcionem imagem direta, possuem menor alcance e luminosidade, razão pela qual são preteridas em favor das astronômicas nos modelos de maior precisão.
O aumento da imagem, visualizada através da luneta, é de cerca de 30 vezes.
As lunetas possuem em seu interior (Fig. IV-7) um sistema de lentes convergentes que recebe o nome de sistema objetivo (por estar do lado do objeto visado) e outro sistema de lentes, também convergentes, que recebe o nome genérico de ocular (por estar do lado do olho do observador). Na realidade, o 2° sistema serve de lupa em relação à imagem do 1° sistema.
Todo conjunto é montado no interior de um tubo cilíndrico, dentro do qual existe um sistema de variação de distâncias - lente de focagem interna - que permite, por meio de uma cremalheira, uma focagem em função da distância do objeto observado.
Existe ainda, no interior do tubo, um diafragma anular metálico (teodolitos mais antigos) onde estão fixados, perpendicularmente entre si, 2 fios finíssimos de seda ou platina (Fig. IV-
8). Atualmente, este dispositivo foi substituído por um disco de cristal e os fios substituídos por gravações no cristal.
Tais fios ou traços são chamados retículos. Além de serem perpendiculares por construção, seu cruzamento deverá coincidir com o eixo ótico ou eixo de colimação da luneta, estabelecido pelo sistema de lentes (Fig. IV-9).
Fig. IV-7
Ariclo Pulinho Pires de Almeida, José Carlos de Paula Freitas e Maria Márcia Magela Machado
TOPOGRAFIA
Fundamentos, Teoria e Prática
Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, Dept°. de Cartografia
24
Assim, quando o eixo ótico estiver horizontal o retículo vertical será vertical e, por conseqüência, o retículo horizontal também será horizontal.
Os retículos não

Relacionados

  • topografia geral
    25060 palavras | 101 páginas
  • Termo de referencia
    39193 palavras | 157 páginas
  • Astronomia
    210604 palavras | 843 páginas
  • livro
    225318 palavras | 902 páginas