As limitações do método comparativo - franz boas

Páginas: 3 (646 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2012
As limitações do método comparativo e o novo método histórico – Franz Boas
O Culturalista Franz Boas defendia a ideia de que a diferença entre os diversos povos, grupos de indivíduos e sociedadeshumanas era uma diferença de culturas, e não de “grau de civilização”. Para ele, ao contrário do que acreditavam os estudiosos evolucionistas, a humanidade não se desenvolvia sob o olhar de umahistória única, linear e hierarquizada na qual todos os homens se encaixam. Segundo Franz Boas, o método comparativo, utilizado pelos evolucionistas a fim de explicar suas teorias, era um tanto quedespótica, já que o método estaria na conclusão de que fenômenos semelhantes eram resultados de causas semelhantes, sem levar em consideração as variações e as características históricas sofridas pelosfenômenos. A partir de tais disposições, Boas propõe sua teoria e cria um novo método, que terá como objetivo o estudo do indivíduo e não de suas deduções.
O “novo método histórico”, proposto pelo antropólogoalemão, leva em consideração os diferentes contextos humanos em que se encontram os objetos que serão comparados, dessa forma ele foge do aspecto normatizador da corrente evolucionista, que partedireto a comparação sem antes observar o contexto do que está sendo comparado. Ou seja, esse mesmo método lança um olhar mais profundo as causas internas ou psicológicas, pertencentes a certa cultura, eas causas externas como meio ambiente, distribuição geográfica e causas históricas dessa mesma cultura e de outras sociedades também. Com isso, acreditava-se que, estudando detalhadamente os costumese culturas de um determinado grupo e reduzindo a aplicação deste método de comparação a um território restrito e bem específico, ou a comparações de sociedades estritamente vizinhas, a ideia de causae efeito poderia ser alcançada com uma melhor fundamentação, e não apenas dada como pressuposto de teorias dedutivas evolucionistas.
Dessa forma, o novo método de Franz Boas se opõe, de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha de "As limitações do método comparativo da Antropologia", de Franz Boas
  • As limitações do método comparativo em antropologia. franz boas.
  • Resenha do texto “As limitações do método comparativo”, de Franz Boas (1896)
  • As limitações do método comparativo da antropologia
  • As limitações do método comparativo da antropologia
  • Antropologia cultural / franz boas; organização e tradução celso castro – rio de janeiro jorge zahar ed., 2004. cap.:...
  • Resenha "as limitações do metodo comparativo em antropologia"
  • RESENHA: As limitações do método comparativo da antropologia, 1896.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!