As limitações do método comparativo da antropologia

Páginas: 2 (454 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
As limitações do método comparativo da antropologia

A antropologia moderna descobriu o fato de que a sociedade humana cresceu e se desenvolveu de tal maneira por toda a parte, que suas formas,opiniões e ações, têm muitos traços fundamentais em comum. Essa importante descoberta implica a existência de leis que governam o desenvolvimento da sociedade que são aplicáveis tanto a nossa quanto ássociedades passadas.
Desde que essa descoberta foi claramente formulada , a antropologia começou a receber um generoso quinhão de interesse público que lhe havia sido negado enquanto se acreditouque ela não poderia fazer mis do que registrar curiosos costumes e crenças de povos estranhos.
Embora os primeiros investigadores tenham concentrado sua atenção nesse problema puramente histórico, atendência agora mudou completamente . Uma alteração radical de método tem acompanhado essa mudança de ponto de vista. Enquanto anteriormente, indentidades ou similaridades erma consideradas provasincontrovessas de conexeção histórica , a nova escola se recusa considera -lá como tal, interpretando- as como resultado de funcionamento uniforme de mente humana.
Esse moderno ponto de vista estafundamentado na observação de que os mesmos fenômenos étnicos ocorrem entre os mais diversos povos ,ou, na espantosa monotonia das idéias fundamentais da humanidade em todo planeta. As idéias maiscomplicadas e aparentemente ilógicas e os costumes mais curiosos e complexos aparecem entre algumas poucas tribos aqui e ali, de tal maneira que fica excluída a suposição de uma origem histórica comum.Quando se estuda a cultura de uma tribo qualquer, podem se encontradas traços análogicos mais ou menos próximos de traços singulares de tal cultura numa grande diversidade de povos.
Dessas observaçõesdeduz- se que, quando encontramos cultura singulares análogos entre povos distantes, não que se tenha havido uma fonte de história comum masque eles se originam independetemente.
A descoberta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha "as limitações do metodo comparativo em antropologia"
  • Resenha de "As limitações do método comparativo da Antropologia", de Franz Boas
  • As limitações do método comparativo em antropologia. franz boas.
  • RESENHA: As limitações do método comparativo da antropologia, 1896.
  • O método comparativo em antropologia social
  • As limitações do método comparativo
  • Antropologia cultural / franz boas; organização e tradução celso castro – rio de janeiro jorge zahar ed., 2004. cap.:...
  • Resenha. Radcliffe Brown. "O método Comparativo em Antropologia Social”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!